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Título: A progressão temática em textos argumentativos de alunos do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Vanessa Luciana dos
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: Muniz, Maria Ieda Almeida
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Interação;Textualidade;Progressão temática;Argumentação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 7-Ago-2015
Resumo: O estudo empreendido objetiva apresentar estratégias de intervenção, com o propósito de desenvolver habilidades dos alunos para buscar sanar dificuldades em ordenar e organizar ideias no texto argumentativo escrito, obedecendo à coerência/coesão, de modo que o texto progrida tematicamente. Em função da necessidade da demanda social por leitores e escritores competentes, assim como com o intuito de contribuir para a inserção do aluno no mundo da escrita, investigamos a progressão temática, no tocante as razões pelas quais os alunos não conseguem construir sentido entre os argumentos utilizados no gênero artigo de opinião. Partindo do aporte teórico da Linguística Textual (KOCH;TRAVAGLIA, 1995; KOCH;ELIAS, 2012; KOCH, 2013), da Teoria da Argumentação (PERELMAN;TYTECA, 2005) e da Semiolinguística da Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2009), nesta pesquisa-ação, de expediente qualitativo, num primeiro momento, valemo-nos do registro textual de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Montes Claros/MG, coletados no segundo semestre de 2013 para constituir o corpus I. Posteriormente, no segundo semestre de 2014, houve nova coleta para constituição do corpus II, na qual, após a realização da proposta de intervenção, buscou-se detectar mudanças e progressos almejados e alcançados. Nesse viés, foram confrontados os textos produzidos nesses dois momentos de coleta. Assim sendo, trabalhamos com dois corpora. À luz dos corpora analisados, após aplicação das atividades interventivas, os resultados comprovam a hipótese aventada de que o ensino de estratégias interventivas leva ao uso adequado dos mecanismos de coerência e dos marcadores do discurso, fazendo com que os alunos produzam textos argumentativos mais coerentes, que obedeçam à progressão temática numa perspectiva mais discursiva do uso da língua. Como conclusão mais geral, evidenciamos a necessidade do estudo da argumentação em todo ano de escolaridade, tendo a prática de leitura como fundamento do ato de argumentar.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/485
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