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Título: As formas nominais na escrita de alunos do Ensino Fundamental II: Chico Bento aprende a escrever
Autor(es): Costa, Karina Rodrigues da
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Cardoso, Caroline Rodrigues
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: Ensino de língua materna;Oralidade e escrita;Sociolinguístico educacional;Proposta didática
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 23-Abr-2018
Resumo: A escrita considerada culta constitui um dos meios para a inserção do homem na sociedade como agente crítico, participativo e transformador. Uma das missões da escola é facilitar aos alunos o acesso à norma padrão e à diversidade linguística. Por essas razões, o objeto de estudo desta dissertação é o estudo sobre o uso das formas nominais infinitivo, gerúndio e particípio, na escrita de alunos. Definiu-se como um dos objetivos contribuir para a melhoria do Ensino da língua portuguesa nas escolas públicas, e, para isso, seria necessário elaborar uma proposta didático-pedagógicaa com estratégias adequadas e eficientes. Para alcançar esses objetivos, a investigação contou com o suporte das teorias sobre Fonologia e daquelas que abordam a influência da oralidade na escrita. Algumas questões norteadoras sobre a estruturação do registro das formas nominais de verbos do português, na produção escrita dos alunos, foram formuladas para verificar a possível influência da fala nessa escrita, e os processos fonológicos recorrentes nos registros da escrita dos aprendizes pesquisados. Porque as evidências vêm mostrando que as atividades em sala de aula fracassaram em desenvolver a escrita a contento, três hipóteses foram levantadas e, no final desta investigação, duas foram comprovadas totalmente e uma o foi apenas parcialmente, como demonstra a análise dos dados compilados. Em relação à abordagem, a metodologia usada foi a bibliográfica e, no que tange aos procedimentos, a pesquisa de campo, especificamente, a pesquisa-ação foi selecionada, porque demanda a identificação e a descrição de um problema, une teoria e prática, além de propor a criação de uma intervenção que aja, efetivamente, sobre o problema, com vistas à sua solução. O corpus da pesquisa são os alunos do 9º ano da Escola Estadual São Francisco, em Ibiaí, Minas Gerais. Os resultados obtidos revelaram a presença significativa da oralidade na escrita desses aprendizes e sua dificuldade em produzir textos na norma culta escrita, o que deve, como provam os dados, à sua tentativa de sistematizar sua escrita. Com base nesses resultados, desenvolveu-se uma proposta de intervenção pedagógica com estratégias para melhorar a escrita dos discentes, no que tange à norma culta, e, assim, contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa do Brasil. Neste sentido, a pesquisa ainda sugere aos educadores uma reflexão cuidadosa sobre sua prática pedagógica.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/486
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