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Título: Referenciação e coesão textual: o papel dos pronomes na tessitura do texto
Autor(es): Morais, Nelson de
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Peixoto, Ana Cristina Santos
Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Palavras-chave: Ensino;Pronomes;Coesão;Referenciação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 6-Mar-2018
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Por meio da referida pesquisa, intitulada Referenciação e coesão textual: o papel dos pronomes na tessitura do texto, foi elaborada e aplicada uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de leitura, buscando ressignificá-lo, a partir das contribuições da coesão e da referenciação textual, vistas como aspectos que atuam de forma pontual para o estabelecimento dos sentidos, pelos interlocutores, nos textos. Almejou-se levar os alunos ao desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem uma compreensão e interpretação textual eficazes. Partiu-se da hipótese de que o desenvolvimento de atividades que sejam direcionadas, para além da metalinguagem, poderia levar os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II, turma 901, a se inserirem num processo em que o mais importante seja a construção de sentidos nos textos, a partir dos usos de elementos linguísticos, especialmente os pronomes pessoais, oportunizando o aprimoramento da competência leitora. Lançou-se mão, nesta pesquisa, de pressupostos teóricos de Antunes (2003; 2005), Cafiero (2010), Koch e Vanda (2010), Campos (2014), Cavalcante (2014), Castilho (2016), entre outros. Foi utilizada a pesquisa-ação (LAKATOS; MARCONI, 2010), pressupostos teórico- metodológicos da Linguística Textual e da pesquisa etnográfica. A proposta metodológica foi baseada em atividades diagnósticas, no que se refere principalmente à leitura. Após o diagnóstico, foram realizadas atividades que visavam minimizar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Posteriormente, foi realizada a análise comparativa dos resultados da etapa investigativo-diagnóstica com os da etapa investigativo- interventiva, atentando-se para a relevância ou não da proposta construída. Assim, o estudo possibilitou o alcance de bons resultados e a confirmação da hipótese levantada de que o ensino dos pronomes numa abordagem que vá além da metalinguagem contribui efetivamente para que os alunos reconheçam e usem esses pronomes como elementos linguísticos referenciais e de coesão textual, o que pode garantir a esses alunos maior habilidade de ler textos, compreendendo-os e interpretando-os de forma eficaz.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/488
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