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Título: Modalizadores linguístico-discursivos: construção do sentido do gênero Artigo de Opinião no Ensino Fundamental
Autor(es): Dias, Renata Soares
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Froes, Marli Silva
Mota, Maria Alice
Palavras-chave: Modalizadores;Argumentatividade;Artigo de opinião- Gênero;Letramento
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 5-Mar-2018
Resumo: A língua oferece aos falantes variados mecanismos de (re)construção dos sentidos na linguagem. Nesse aspecto, defendemos, aqui, a importância de conhecer os modalizadores linguístico-discursivos e compreender os efeitos semântico-discursivos que eles proporcionam ao enunciado, pois são condições básicas para o uso adequado da linguagem verbal, em sua manifestação oral e escrita, principalmente em textos argumentativos. Essa prática contribui para nos inserirmos na sociedade, na qual as práticas de letramento são amplas em todas as classes sociais, por isso torna-se necessário utilizar, de forma consciente, esses elementos linguístico-discursivos. Constatamos, através de diversas situações, não só no ambiente escolar, que muitas pessoas são alfabetizadas, mas não utilizam de forma efetiva os referidos recursos linguísticos e, consequentemente, prejudicam a geração dos efeitos de sentido pretendidos em seus textos, fazendo, também, com que eles não sejam adequados ao exercício pleno de comunicação. É primordial que a formação do aluno tenha como meta a aquisição de conhecimentos básicos, competências e habilidades, como uso adequado dos modalizadores linguístico-discursivos e utilização da coerência e coesão textuais, que contribuem para que o processamento adequado do seu texto escrito aconteça. A proposta deste estudo é, pois, proporcionar que os alunos reconheçam os efeitos de sentido provenientes dos usos de modalizadores linguístico-discursivos, utilizando-os, adequadamente, no processo discursivo. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é de cunho qualitativo, a qual tem um caráter exploratório, que estimula os envolvidos a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Os dados foram compostos de análises de textos produzidos pelos alunos do 8º ano de escolaridade, da Escola Estadual Dom Lúcio, município de Espinosa, além de uma amostra específica referente às respostas de um questionário aplicado aos discentes. Esses dados serviram de instrumentos essenciais para este trabalho. A intervenção se desenvolveu através de oficinas de leitura e escrita, por meio das quais o aluno passou a compreender a importância do uso adequado desses elementos no texto. Para isso, serviram de norteadores teóricos os estudos de Koch e Elias (2014), Benveniste (1976), Charaudeau (2008), Bakhtin (2006), Machado (2001), Mainguenau (2005), Marcuschi (2008), Antunes (2010), Koch (2011) Castilho e Castilho (1993), entre outros, os quais apresentam estudos importantes sobre essa temática. Nas oficinas, utilizamos a metodologia da Sequência Didática, pautada numa adaptação do que foi sugerido por Dolz et al. (2004). Com base na experiência em sala de aula, nos resultados das avaliações diagnósticas e produções textuais, observamos a necessidade de intervir com ações que proporcionassem resultados satisfatórios na realidade do ensino em questão. Ao desenvolvermos e concluirmos as ações propostas nesta pesquisa, por meio do trabalho de leitura e escrita, percebemos que os alunos pesquisados compreenderam e passaram a utilizar, com competência, os elementos modalizadores linguístico-discursivos e seus efeitos de sentido, sobretudo no gênero Artigo de Opinião. Assim, possibilitamos ressignificar o ensino de leitura e escrita para nossos alunos, de forma que foram ampliadas suas práticas de letramento. Conseguiram fazer uso da linguagem de forma dinâmica e consciente.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/489
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