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Título: O lugar do gênero Tirinha em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica
Autor(es): Durães, Tamara Prates
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Campos, Alex Sander Luiz
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: Linguística textual;Estratégias de leitura;Leitura de Tirinha – Gênero textual
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 10-Abr-2018
Resumo: A motivação para a investigação “O lugar do gênero tirinha em aulas de língua portuguesa na educação básica” surgiu a partir de observações empíricas, como professora de Língua Portuguesa, atuante no Ensino Fundamental II em que tem sido possível vivenciar não só situações de desinteresse pelas atividades de leitura, propostas nas aulas, mas também visíveis dificuldades de leitura interpretativa e compreensiva por parte dos alunos desse nível de ensino. Hipotetizamos neste estudo se era possível conseguir efeitos positivos em relação ao desenvolvimento das habilidades leitoras de alunos do EF II através de textos do gênero tirinhas de acordo com os princípios da Linguística Textual com intervenção desenvolvida via estratégias de leitura. O objetivo geral que norteou a investigação foi avaliar os efeitos produzidos por aulas de leitura do gênero tirinhas, através de estratégias de leitura, fundamentadas na Linguística Textual, desenvolvidas em duas turmas de alunos do ensino fundamental II. A fundamentação teórica foi baseada nos princípios da Linguística Textual, tal como proposta por estudiosos como Fávero e Koch (1998), Koch (2002, 2004, 2009, 2012), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008) e Cavalcante e outros (2010), que preveem uma abordagem multidisciplinar da linguagem, enfatizando não só aspectos sociais, culturais, cognitivos, mas também interacionais, do fenômeno textual. Foram, ainda, explorados conhecimentos referentes às estratégias de leitura, tal como discutidas por Solé (1998), e conhecimentos sobre os aspectos gerais referentes aos gêneros textuais, a partir de Marcuschi (2008), e, especificamente sobre o gênero tirinhas, na visão de Ramos (2015), além se uma consulta aos objetivos e metodologias do trabalho com a linguagem, propostos nos documentos de parametrização do ensino. Foi possível constatar que os alunos se envolveram com as atividades e fizeram leituras produtivas de forma a demonstrar que aulas de leitura do gênero tirinha, por meio de estratégias de leitura, fundamentadas na Linguística Textual, e metodologicamente ancoradas em estratégias de leitura funcionam para o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental II.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/490
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