Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/492
Título: Multimodalidade na sala de aula: estratégias textual-discursivas para leitura de imagens e produção de sentidos
Autor(es): Azevedo, Ana Paula Bezerra Matos de
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Palavras-chave: Multimodalidade;Ensino de Leitura;Intervenção Educacional
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 20-Set-2015
Resumo: O presente trabalho contempla uma pesquisa integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras e objetiva avaliar a aplicabilidade de um Projeto Educacional de Intervenção, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, com vistas a promover o ensino de leitura de gêneros multimodais e a desenvolver a competência leitora dos sujeitos aprendizes, preparando-os para o exercício da cidadania. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de natureza interventiva, que, por meio de uma transposição didática, foram desenvolvidas atividades sistemáticas de ensino de leitura ancoradas em categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), privilegiando os gêneros anúncio publicitário, propaganda social e charge. Foram selecionadas e ensinadas categorias da GDV e da ACD, utilizando-se estratégias básicas para leitura e interpretação de textos multimodais, atentando-se a elementos como cores, disposição espacial, relação de contato, de modo a conduzir os alunos nas práticas de leitura crítica de gêneros multimodais, levando-os a perceber distintas vozes e posicionamentos nos textos estudados. Os resultados da pesquisa revelam que a prática de ensino de categorias da GDV a alunos do Ensino Fundamental mostrou-se pertinente e exequível e que os dados revelaram um pequeno, embora significativo avanço nas habilidades de leitura dos sujeitos aprendizes. Acredita-se que resultados mais promissores serão perceptíveis em longo prazo, quando os professores perceberem que práticas eficientes de leitura estão diretamente relacionadas à busca e à vivência da cidadania. Acredita-se que tal conscientização propiciará aos agentes sociais o ‘empoderamento’ para lutar, promover mudanças e transformar a própria realidade.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/492
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Bezerra - Multimodalidade, 2015.pdfMultimodalidade na sala de aula: estratégias textual-discursivas para leitura de imagens e produção de sentidos3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.