Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/499
Título: | Jornal: da leitura para a escrita de um gênero |
Título(s) alternativo(s): | Moraes, Carla Roselma de Athayde |
Autor(es): | Eleutério, Dyene Mércia Lima |
Orientador(ra): | Oliveira, Ilca Vieira de |
Membro(s) Banca: | Fróes, Marli Silva |
Palavras-chave: | intervenção;leitura literária;resenha;jornal escolar |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 13-Ago-2015 |
Resumo: | Esta pesquisa descreve e analisa uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma escola pública brasileira, no município de Montes Claros – MG, com alunos de idade entre 14 e 15 anos, do 9º ano do ensino fundamental. A partir da constatação de que a leitura literária se restringe ao ambiente escolar e de que ela não desperta o interesse do aluno, buscamos estratégia para sensibilizar os alunos para esse problema e propusemonos, em parceria com eles, a encontrar soluções para resolvê-lo. Surgiu, então, a ideia de criar um jornal escolar de resenhas para que os alunos pudessem socializar suas leituras e incentivar outros colegas a lerem. A produção do jornal, aqui descrita, teve a publicação de textos dos alunos sobre o livro, Senhora, de José de Alencar. O projeto prevê nova publicação com as leituras que eles realizarem durante o ano letivo de 2015. Observamos que os alunos que não gostavam de ler e que, em sua maioria, sempre interrompiam, antes do final, a leitura dos livros literários proposta pela escola conseguiram realizar a leitura do livro, motivados pelo trabalho coletivo que foi realizado e pela finalidade social pactuada desde o início: incentivar a leitura literária e oferecer informações que auxiliassem os colegas, orientando-os em suas escolhas de livros para ler. Esta pesquisa enquadra-se no âmbito da Linguística Aplicada, na medida em que trabalha com a prática do letramento em sala de aula, um dos objetos de estudo da disciplina, e que se fundamenta em uma concepção de linguagem como prática social. Os resultados apontam para a importância de buscar estratégias para planejar atividades que proporcionem ao aluno oportunidade de fazer leituras literárias, visando aguçar o gosto pela leitura e caminhar em direção à formação do leitor. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/499 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dyene Mercia-Jornal, 2015.pdf | Jornal: da leitura para a escrita de um gênero | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.