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Título: O papel da interatividade na escrita de textos entre alunos brasileiros e moçambicanos: estudo do gênero carta pessoal
Autor(es): Braga, Edilson Moreira
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
Dias, Elaine Ferreira
Palavras-chave: Carta pessoal;Função social do gênero;Interatividade;Motivação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 17-Ago-2015
Resumo: A proposta de investigação desta dissertação situa-se na área de concentração Linguagens e Letramentos, especificamente na linha de pesquisa: leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes. Tem como objetivo geral demonstrar a eficiência ou não da escrita de cartas pessoais com função social de interação, para o desenvolvimento das habilidades de escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Washington Xavier Mendes, no Distrito de Itamirim, zona rural de Espinosa, Minas Gerais. Especificamente, pretende-se: explorar conhecimentos relativos à abordagem sociointeracionista da linguagem; evidenciar a importância do ensino de Língua Portuguesa a partir de gêneros textuais; explicitar o desempenho linguístico dos alunos na escrita do gênero carta pessoal, escrita com a finalidade de adquirir conhecimentos sobre o gênero; desenvolver proposta de intervenção com vistas a contribuir para a melhora do desempenho linguístico dos alunos, em escrita de texto, por meio do estudo e da produção do gênero carta pessoal e explicitar o desempenho linguístico e motivacional dos alunos na escrita do gênero carta pessoal trabalhado em sala de aula com a função social de interação. Do ponto de vista teórico, este trabalho se insere no campo da linguística aplicada. Pretende-se responder aos seguintes questionamentos: é possível melhorar o desempenho da escrita de textos de alunos das séries finais do Ensino Fundamental a partir do trabalho com o gênero carta pessoal? Qual o papel da interação social na produção de textos? Para demonstrar os efeitos da ação sociocomunicativa praticada a partir do gênero carta pessoal, buscando avaliar a importância da interação no processo de escrita textual, desenvolveu-se um plano de intervenção em etapas, nos moldes de “sequências didáticas” conforme (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEWLY, 2013), voltadas para a aplicação de estratégias de leitura e produção textual. A motivação para a investigação interventiva surgiu da constatação de que os alunos estão desmotivados para a escrita e apresentam dificuldades no exercício dessa prática. A hipótese foi de que se forem criadas situações de escrita em que a interatividade de fato se efetive, eles se sentirão bem mais motivados e tenderão a superar os problemas de linguagem. O entendimento é de que o empenho em escrever bem, pode ser despertado nos alunos a partir da proposta de intercâmbio/interação com alunos estrangeiros, promovendo o desenvolvimento de habilidades em produção de texto, à medida que os alunos compreendem sua usabilidade. Os resultados apontam para melhora significativa no desempenho em escrita de texto dos alunos no gênero carta pessoal, motivados pela proposta de escrever para um interlocutor real.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/500
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