Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/502
Título: | Relato pessoal: uma interface entre o letramento e a tecnologia |
Autor(es): | Ramos, Adriana Mendes |
Orientador(ra): | Vieira, Fábia Magali Santos |
Membro(s) Banca: | Peixoto, Ana Cristina Santos Velloso, Maria Jacy Maia |
Palavras-chave: | Letramento;Gênero relato pessoal;Tecnologia |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 29-Nov-2016 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são características do mundo contemporâneo, marcado não só pela era digital, mas também pela emergência de novas formas comunicação. Tais mudanças transformam a sociedade, assim como as relações discursivas, fazendo com que elas se apresentem cada vez mais multimodais. Em vista disso, é preciso que o ensino de português contemple a multiplicidade de linguagens que surgem na sociedade. Assim é que esta pesquisa-ação procura analisar as contribuições da produção de textos multimodais para o desenvolvimento das práticas de letramento dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Mestra Hercília (EEMH). A hipótese diretriz que norteia esta pesquisa é que a associação da leitura e a produção de relatos pessoais ao uso das tecnologias digitais pode contribuir para a ampliação de práticas de uso da linguagem e motivar os alunos na aprendizagem da disciplina língua portuguesa. Fundamentamos, para tanto, em: Solé (1998), Leffa (1999), Soares (2001), Kleiman (2005), Xavier (2007), Marcuschi (2008), Ribeiro (2008), Coscarelli (2011), Rojo (2012), Coiro e Coscarelli (2013), Dionísio (2014), Koch e Elias (2016), tendo como procedimentos técnicos a pesquisa participante, o estudo de campo e a pesquisa-ação, concebida e realizada em estreita associação com uma ação e com a resolução de um problema da prática pedagógica do ensino de língua portuguesa na educação básica. Assim, inicialmente foram realizadas atividades diagnósticas, que apontaram para a necessidade de desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos. Em seguida, aplicamos um Projeto Educacional de Intervenção, baseado nas metáforas de aprendizagem para o século XXI de Thornburg (1996), estruturando-se, dessa forma, em 4 módulos: 1 – Conhecendo (Fogueira); 2 – Dialogando (Poço de água); 3 – Refletindo (Caverna); e 4 – Praticando (Vida). A partir da comparação entre os resultados das atividades diagnósticas com as atividades de intervenção, observamos uma melhoria nas habilidades de compreensão e produção de textos, o que nos possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de se compreenderem as representações discursivas atuais e promoverem práticas de letramento (digital) em ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/502 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Mendes Ramos.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.