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Título: A importância do gênero romance para a formação de leitores na escola
Autor(es): Santos, Cláudia Fabiana
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Correa, Danilo Barcelos
Froes, Marli Silva
Palavras-chave: Romance;Gênero;Texto;Literatura
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 22-Mai-2017
Resumo: Partindo do pressuposto de que a leitura é tarefa fundamental, por meio da qual se desenvolvem atitudes críticas, capazes de fazer com que se possa perceber uma multiplicidade de vozes em um texto, este estudo se propõe a trabalhar com o gênero romance na obra Capitães da Areia de Jorge Amado. Para atingir tal propósito, o objetivo é instigar o questionamento, a análise e a reflexão mais aprofundada da temática da obra em foco. A justificativa para esta pesquisa prende-se ao fato de que há necessidade de fazer com que os alunos se tornem leitores críticos, autônomos e capazes de interagir de forma ativa no meio em que vivem. Nesta pesquisa-ação, como fundamentação teórica, utilizam-se os estudos de Bakhtin (2003), Benjamin (1994), Duarte (1996), Freire (2005), Kleiman (2002), Koch (2014), Lajolo (1993), Marcuschi (2012), Silva (2002) e Travaglia (2004) entre outros autores. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, que consistirá no levantamento de informações e estudo a respeito da pouca leitura realizada pelos alunos do 9° ano A, com um universo de 32 alunos, observando os tipos de leituras feitas, tomando como base o desenvolvimento de cada um na formação de opiniões críticas. As fontes de coletas de dados foram: entrevista e pesquisa bibliográfica. Tomamos como gênero textual para leitura e estudo o romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. Além disso, ensejamos em sala de aula práticas de argumentação oral entre alunos e professora. Para análise da categoria de estudo “leitura crítica”, foi constituído um corpus de textos escritos pelos alunos, do tipo opinativo, apreciativo, em suma, argumentativo. As pesquisas demonstram que a prática da leitura crítica auxilia na formação de leitores autônomos e capazes de contribuir com o meio em que vivem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/505
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