Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/505
Título: | A importância do gênero romance para a formação de leitores na escola |
Autor(es): | Santos, Cláudia Fabiana |
Orientador(ra): | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Membro(s) Banca: | Correa, Danilo Barcelos Froes, Marli Silva |
Palavras-chave: | Romance;Gênero;Texto;Literatura |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 22-Mai-2017 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a leitura é tarefa fundamental, por meio da qual se desenvolvem atitudes críticas, capazes de fazer com que se possa perceber uma multiplicidade de vozes em um texto, este estudo se propõe a trabalhar com o gênero romance na obra Capitães da Areia de Jorge Amado. Para atingir tal propósito, o objetivo é instigar o questionamento, a análise e a reflexão mais aprofundada da temática da obra em foco. A justificativa para esta pesquisa prende-se ao fato de que há necessidade de fazer com que os alunos se tornem leitores críticos, autônomos e capazes de interagir de forma ativa no meio em que vivem. Nesta pesquisa-ação, como fundamentação teórica, utilizam-se os estudos de Bakhtin (2003), Benjamin (1994), Duarte (1996), Freire (2005), Kleiman (2002), Koch (2014), Lajolo (1993), Marcuschi (2012), Silva (2002) e Travaglia (2004) entre outros autores. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, que consistirá no levantamento de informações e estudo a respeito da pouca leitura realizada pelos alunos do 9° ano A, com um universo de 32 alunos, observando os tipos de leituras feitas, tomando como base o desenvolvimento de cada um na formação de opiniões críticas. As fontes de coletas de dados foram: entrevista e pesquisa bibliográfica. Tomamos como gênero textual para leitura e estudo o romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. Além disso, ensejamos em sala de aula práticas de argumentação oral entre alunos e professora. Para análise da categoria de estudo “leitura crítica”, foi constituído um corpus de textos escritos pelos alunos, do tipo opinativo, apreciativo, em suma, argumentativo. As pesquisas demonstram que a prática da leitura crítica auxilia na formação de leitores autônomos e capazes de contribuir com o meio em que vivem. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/505 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Fabiana Santos.pdf | 13,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.