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Título: O uso de letras maiúsculas na escrita de alunos do Ensino Fundamental II: proposta pedagógica de intervenção
Autor(es): Paula, Cláudia Reis Otoni de
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Queiroz, Érika Karine Ramos
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: Ortografia;Uso de letras maiúsculas;Língua Portuguesa
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Nov-2016
Resumo: As pesquisas sobre a aprendizagem da escrita têm, nos últimos vinte anos, provocado mudanças na compreensão de como o ato de escrever é produzido, o que requer o envolvimento de dois processos concomitantes: o entendimento do sistema de escrita da língua e o conhecimento sobre o funcionamento da linguagem. Nesse processo de ensino e aprendizagem da escrita, a ortografia merece ser destacada, por meio de um trabalho que motive os alunos a escrever, que permita a compreensão da função da escrita e das normas ortográficas e que considere o modo como os alunos se relacionam com a escrita. Assim, na prática ocorrida na Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara – Minas Gerais, na condição de professor-pesquisador na turma do 9º Ano A, observaram-se “erros” com relação aos aspectos ortográficos. A partir de um olhar crítico, foram identificados os tipos de “erros”, conforme os critérios discutidos por Cagliari, e selecionado o fenômeno, objeto da pesquisa, o uso indevido ou a falta de uso de letras maiúsculas, “erro” mais recorrente nas produções escritas analisadas. Diante disso, foi necessário realizar um trabalho de intervenção para que se pudesse amenizar ou resolver esses “erros”, pautando-se, para tanto, nos procedimentos da pesquisa-ação e nos pressupostos teóricos sobre o ensino da ortografia, as regras de uso das letras maiúsculas e os aspectos gráficos e funcionais das letras. Por meio da proposta didática desenvolvida, obteve-se um índice expressivo de uso devido de letras maiúsculas em início de frase, em substantivo próprio ou depois de sinal de pontuação final, totalizando 11780 casos (95%), enquanto, por outro lado, ocorreu pequeno número de uso indevido ou falta de uso dessas letras, que somaram 602 casos (5%). Verificou-se, dessa forma, que os casos de “erros” foram minimizados consideravelmente, mostrando a importância de se conciliar as abordagens tradicional e linguística da ortografia, por meio de um ensino contextualizado que articule as regras do emprego dessas letras. Espera-se, com isso, que esta pesquisa possa oferecer contribuições para todos os que se preocupam em abordar, em sala de aula, questões de ordem ortográfica, pois é de extrema necessidade promover análises e reflexões que possam auxiliar o trabalho dos professores da área, bem como todos os demais que estão envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/506
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