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Título: Leitura crítica de textos midiáticos: do texto publicitário à formação leitora
Autor(es): Freitas, Helen Josy Monteiro de
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Quintino, Juliana Mendes Campos
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Leitura crítica;Mídia;Textos publicitários;Formação leitora
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 21-Set-2015
Resumo: Inúmeras modificações sociais e tecnológicas têm contribuído para o desenvolvimento de novas maneiras de ser na sociedade contemporânea. Nesse contexto caracterizado pela diversidade de linguagens, destaca-se a presença imponente de textos publicitários no cotidiano dos alunos. O diálogo entre as várias formas de linguagem e o forte poder argumentativo comumente presente nesses textos faz com que eles exerçam enorme influência sobre os modos de pensar e de agir. Diante dessa realidade, esta pesquisa buscou pontuar as dificuldades dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Francisco/MG em relação à leitura crítica de textos midiáticos do domínio publicitário e elaborar uma proposta de intervenção para a superação dessas dificuldades, visando à formação do leitor crítico. A relação dialética entre pesquisa e ação está fortemente presente neste trabalho, uma vez que tem como objetivo primeiro a transformação da realidade; assim, esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005). A abordagem teórica deste trabalho foi ancorada nos estudos de Leffa (1996), Solé (2008), Koch e Elias (2012) e Koch (2013), sobre o processo de leitura numa visão sociointeracionista. Também em Menegassi (1995), sobre as etapas do processo de leitura; nas contribuições de Silva (2009), Oliveira (2006) e Cafiero (2010) sobre leitura crítica e formação leitora; nos apontamentos de Coscarelli (2005) e Zanchetta Jr. (2007) sobre mídia e formação midiática; e nos de Gonzalez (2003), sobre textos publicitários. Já para a elaboração da Proposta Educacional de intervenção, embasamo-nos nos estudos de Thornburg (1996) sobre o aprendizado no século XXI e nas diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) – e pelo Conteúdo Básico Comum – CBC (MINAS GERAIS, 2005) – sobre o ensino de textos publicitários. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o estudo sistemático de textos publicitários possibilitou a superação das dificuldades de leitura de textos midiáticos do domínio publicitário e o desenvolvimento de um olhar mais crítico em relação a esses textos. Diante disso, é possível afirmar que a intervenção pedagógica, através de um estudo que levou em consideração não só a estrutura e a função social, mas também o funcionamento da mídia e os interesses que movem a criação publicitária, contribuiu para a formação do leitor crítico de textos publicitários. Confirmamos ainda que, desde que o aluno tenha conhecimento sobre o assunto tratado, a criticidade desenvolvida em relação à publicidade se estende a outros textos. Esses resultados evidenciam, pois, a relevância do estudo de textos publicitários para a formação do indivíduo como membro atuante de uma sociedade midiatizada.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/508
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