Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/511
Título: Proposta para o ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua: glossário semibilíngue digital em Língua de Sinais Brasileira e Língua Portuguesa
Autor(es): Gomes, Cristina Aparecida Bianchi de Souza
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Ferraz, Aderlande Pereira
Mota, Maria Alice
Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Palavras-chave: Língua Portuguesa – Ensino-aprendizagem;Aluno surdo;Língua de Sinais Brasileira (LSB) – Ensino;Aquisição de léxico
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Nov-2016
Resumo: Propôs-se, nesta dissertação, pesquisar alternativas para auxiliar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) escrita para aprendizes surdos fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Para tanto, elaborou-se um material cujo objetivo é auxiliar os alunos surdos a adquirirem e utilizarem a LP escrita com autonomia, portanto, sem precisar frequentemente do auxílio do professor ou de um intérprete. Além disso, a pesquisa buscou oferecer subsídios didáticos aos professores que trabalham com o ensino de LP para estudantes surdos, principalmente aqueles que não são fluentes em LSB. A argumentação teórica utilizou abordagens básicas dos estudos linguísticos, com foco nas Línguas de Sinais e no suporte teórico da Ciência do Léxico. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 9º ano da Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga, Distrito Federal. Para desenvolver o trabalho, as metodologias qualitativas e a pesquisa-ação foram utilizadas. Os resultados obtidos mostraram que as hipóteses de que o manuseio pelos alunos surdos do glossário, contendo os comandos das questões do livro didático da LP em LSB, pode auxiliá- los a compreender melhor os comandos das questões do livro didático de português adotado naquela Escola e, com isso, ampliarem seu léxico da LP, e de que auxilia os professores no ensino se confirmaram. Em decorrência disso, atingiram-se os objetivos propostos para a pesquisa. O produto final da investigação foi o Glossário semibilíngue digital em Língua de Sinais Brasileira e Língua Portuguesa: comandos de questões do livro didático, constituído de 43 lexias em LSB, que se encontra disponível no endereço <https://glossariosemibilingue.wordpress.com>.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/511
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA APARECIDA BIANCHI DE SOUZA GOMES.pdf7,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.