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Título: A Construção da multimodalidade em anúncios publicitários de alunos do ensino fundamental
Autor(es): Nunes, Francisco José Caldas
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de
Coelho, Maria do Socorro Vieira
Palavras-chave: Multimodalidade;Anúncio Publicitário;Gramática Sistêmico-Funcional;Gramática do Design Visual;Análise Crítica do Discurso
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 30-Nov-2016
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar se a leitura, a produção e a publicação de anúncios publicitários no Facebook consistem em uma estratégia eficaz à construção da multimodalidade, de forma a levar alunos do Oitavo Ano do Ensino Fundamental a aprimorar a escrita e o senso crítico e a perceber formas de ler textos multissemióticos. Para tanto, fundamentamo-nos no aporte teórico da Semiótica Social, em interlocução com a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), segundo Halliday (1994 [1985]), Halliday e Matthiessen (2004), a Teoria Multimodal do Discurso (TMD), nos termos de Kress e van Leeuwen (2001, 2006 [1996]); e a Análise Crítica do Discurso (ACD), na concepção de Fairclough (2001). Justifica- se esta pesquisa em função de a linguagem multissemiótica, largamente utilizada pelos meios de comunicação de massa, demandar do leitor/consumidor a análise não só do texto escrito, mas também de outras semioses, a fim de que depreenda os diversos significados construídos. Constata-se, no entanto, que as atividades de leitura e de escrita, na escola, de maneira geral, limitam-se à prática tradicional que privilegia a linguagem verbal e, por força disso, leva-se o aluno a ler de forma parcial os textos multimodais. Metodologicamente, em um primeiro momento, a pretensão é ler, analiticamente, os anúncios publicitários, com o propósito de identificar características peculiares. Em seguida, para a proposta de intervenção os alunos produzem anúncios publicitários que serão publicados no Facebook. Nesse sentido, espera-se que os alunos, a partir da produção de anúncios publicitários, tornem-se leitores/consumidores críticos desse gênero textual, cujo propósito é influenciar comportamentos do consumidor. Os resultados revelam que é viável e necessário o trabalho com a multimodalidade nas séries finais do Ensino Fundamental, a partir do Oitavo Ano, comprovando a hipótese aventada de que as atividades de produção de textos multimodais em sala de aula pode levar o aluno a ler e escrever melhor. Preenche-se, com a proposta de estudo do gênero textual Anúncio Publicitário, lacuna importante, nas aulas de língua materna, no que se refere ao trabalho com a leitura e a escrita na escola, já que se constata que os alunos não se mostram atentos aos sentidos construídos por intermédio da linguagem visual nos textos multimodais, limitando-se a buscar o sentido a partir apenas do texto verbal.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/514
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