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Título: Ensino da Ortografia da Língua Portuguesa: o Uso de Maiúsculas e Minúsculas na Escrita de Alunos do Ensino Fundamental
Autor(es): Lima, Giullyano José Nunes
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Barbosa, Liliane Pereira
Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
Palavras-chave: Ortografia;Uso de letras maiúsculas e minúsculas;Língua Portuguesa
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Nov-2016
Resumo: A aquisição de uma língua exige conhecimentos impulsionados pela necessidade de as pessoas interagirem. A escolarização desempenha um importante papel nesse processo, por contribuir para o desenvolvimento das competências comunicativas - nesta investigação, a habilidade de escrever. Por isso, no Ensino Fundamental II, as regras do sistema ortográfico da língua constituem tópico relevante, dada a necessidade de se padronizarem as formas de se registrarem as palavras. A ortografia é regida por regras convencionadas e, por isso, seu ensino demanda conhecimentos sobre a escrita que possibilitem o uso competente da língua, em diversas situações de interação social. Porque leva em conta todos esses aspectos e devido ao seu ineditismo, esta pesquisa justificaria-se por si só. Seu objeto de estudo é o ensino da ortografia, com foco no uso que fazem das letras maiúsculas e minúsculas os alunos de uma escola de Ensino Fundamental II, desde que, embora se esperasse que eles dominassem aquelas regras básicas e o funcionamento do sistema gráfico-fonêmico do Português e de determinadas convenções da escrita, especificamente, o uso das letras maiusculas e minúsculas, eles não escreviam corretamente, fato comprovado, após a análise de algumas produções textuais feita no Ensino Fundamental II de uma escola em Curralinhos, Piauí, que comprovou o uso inadequado das regras, talvez, causado pelo desconhecimento sobre as normas padrão de escrita. Com base nesses fatos, levantou-se a hipótese de que os alunos criavam suas próprias regras para as letras maiúsculas e minúsculas e as utilizavam aleatoriamente. Por isso, o objetivo deste trabalho é contribuir para o ensino e a aprendizagem da escrita dos alunos, privilegiando o uso daquelas letras. Para atingir esse propósito, esta investigação foi desenvolvida com a pesquisa-ação, metodologia que seguiu procedimentos como a identificação dos ´erros´ no uso das referidas letras e a elaboração compartilhada de regras que pudessem orientar os discentes a usá-las adequadamente. O produto final desta pesquisa é uma Proposta de Intervenção Pedagógica que tem como um de seus objetivos ajudar, se não a solucionar, pelo menos minimizar os problemas de escrita detectados, durante o desenvolvimento deste trabalho. A análise dos resultados da aplicação da Proposta de Intervenção confirmou a hipótese levantada e mostrou que as atividades trabalhadas contribuíram para melhorar o uso das letras maiúsculas e minúsculas, porque as situações de uso correto daquelas letras ultrapassaram as de uso incorreto.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/515
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