Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/518
Título: Influência da oralidade na escrita dos alunos do ensino fundamental: gênero conto
Autor(es): Muniz, Izabel Cristina Soares Ribeiro
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Muniz, Maria Ieda Almeida
Coelho, Maria do Socorro Vieira
Palavras-chave: marcas de oralidade;escrita;educação básica;língua portuguesa
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 7-Ago-2015
Resumo: Nas fases iniciais do processo de aquisição da escrita, é provável que a criança escreva como fala, ou que apresente influências da fala na escrita, mas esse fenômeno ainda permanece na segunda fase do Ensino Fundamental. Partindo dessa proposição, nesta pesquisa, o nosso objetivo é investigar a influência da oralidade na escrita de alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. Para isso, tomamos como referencial teórico-metodológico as perspectivas variacionista e interacionista, trabalhando com autores que trazem discussões pertinentes sobre o assunto (Marcuschi, Soares, Bortoni-Ricardo, entre outros). O corpus da pesquisa é constituído por um total de 21 (vinte e um) textos de alunos do 8.º ano da E. E. Joaquim de Freitas, situada no município de Espinosa, localizado na mesorregião norte de Minas Gerais. Através de análise predominantemente qualitativa, foram identificadas e categorizadas as ocorrências de marcas de oralidade na escrita dos alunos informantes. O resultado da análise mostrou que esses alunos selecionam ideias e conseguem transmitir uma mensagem, embora apresentem dificuldades em escrever sobre determinado tema com domínio da escrita, precisando recorrer frequentemente ao banco de dados de sua linguagem oral usual. Esses resultados parciais serviram como diagnóstico para dar continuidade à pesquisa e à elaboração do projeto de intervenção que se propôs neste trabalho. O resultado final dessa pesquisa levou-nos a entender que os fenômenos linguísticos ocorridos nos textos dos alunos pesquisados são resultantes tanto da variação linguística geográfica das diversas comunidades rurais e urbanas, como também da cultura de ensino de língua portuguesa disseminada na escola.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/518
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Cardoso-oralidade, 2015.pdfInfluência da oralidade na escrita dos alunos do ensino fundamental: gênero conto2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.