Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/519
Título: | A progressão temática em textos narrativos do gênero conto de fadas: aspectos estruturais e de linguagem |
Autor(es): | Rosa, Janine Ferreira Pimenta |
Orientador(ra): | Nepomuceno, Arlete Ribeiro |
Membro(s) Banca: | Moraes, Carla Roselma Athayde Muniz, Maria Ieda Almeida |
Palavras-chave: | Conto de fadas – Gênero;Coesão e Coerência – Textos narrativos – Escrita;Parágrafo - Sinais de pontuação – Articuladores - Uso;Progressão temática |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva apresentar propostas para desenvolver a habilidade de escrita de textos narrativos do gênero Conto de Fadas, estabelecendo a progressão temática. Para atingir tal propósito, apoia-se, fundamentalmente, nos construtos teóricos da Linguística Textual, sobretudo em sua terceira fase, a partir das perspectivas de Costa Val (2006); Koch (2007; 2014; 2015); Koch e Elias (2015), em interlocução com Bakhtin (1997); Marcuschi (2008), entre outros. Justifica-se pela necessidade de proporcionar ao aluno conhecimentos mínimos necessários para a utilização da língua como meio de exercer cidadania, pois entendemos que o letramento pretendido pela escola é consequência do saber ler e escrever. Partimos da hipótese de que a dificuldade de o aluno organizar e ordenar as ideias no gênero Conto de Fadas, obedecendo à coesão e à coerência, pode estar relacionada, entre outros fatores, ao desconhecimento dos elementos estruturais e de linguagem que constituem determinado gênero (conto). Como expediente metodológico, propomos uma pesquisa-ação a partir de um Plano Educacional de Intervenção (PEI) que foi desenvolvido em uma turma de 6° ano de uma escola pública de Montes Claros/MG. Para a coleta de dados, no ano de 2016, utilizamos a observação participante, bem como o PEI, através dos quais coletamos dois corpora: uma produção diagnóstica (corpus inicial) e uma produção final (corpus final) para posterior análise qualitativa de dados. Os resultados comprovam que compreender o modo como se constitui determinado gênero (prossequência temporal e sequência lógica de ideias, com uso de paragrafação, sinais de pontuação e articuladores) possibilita organizar e ordenar as ideias, estabelecendo coesão e coerência. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/519 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANINE FERREIRA PIMENTA ROSA.pdf | 15,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.