Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/521
Título: | Literatura em quadrinhos: diálogos e ressignificações na formação do leitor da educação básica |
Autor(es): | Fernandes, Luciane de Oliveira Bertulino |
Orientador(ra): | Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio |
Membro(s) Banca: | Souto, Maria Generosa Ferreira Fróes, Marli Silva |
Palavras-chave: | Ensino de literatura;Educação básica;Formação do leitor;literatura brasileira;História em quadrinhos |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 28-Nov-2016 |
Resumo: | Esta pesquisa foi motivada no fato de que, empiricamente, tem-se constatado que grande parte dos alunos só leem quando é uma prática obrigatória. Nesse sentido, trabalhar as obras clássicas da literatura brasileira como estratégia de incentivo à prática da leitura literária espontânea, então, parece ser uma necessidade em nossas escolas. Nessa perspectiva, pretendeu-se responder à questão: O uso, nos círculos de leitura, de obras clássicas adaptadas para as histórias em quadrinhos pode motivar o aluno para a leitura literária, preparando-o para conhecer o texto original? Objetivou-se proporcionar aos alunos do 8º ano 15 da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque a oportunidade de vivenciar atividades de leitura literária de forma que eles pudessem ressignificar essa prática. Realizada sob a perspectiva do método de investigação fenomenológico, já que se pretendeu fazer uma descrição direta da experiência realizada. O instrumento de obtenção dos dados referentes aos hábitos e atitudes dos alunos se constituiu de um questionário, com questões fechadas, o que facilitou a tabulação dos dados e direcionou as atividades que foram desenvolvidas, e algumas questões abertas, que permitiram aos alunos exporem suas opiniões e sugestões sobre o assunto analisado afim de se chegar ao objetivo pretendido. A partir dos dados obtidos com o questionário, foi desenvolvido um plano de ação de forma a intervir na prática pedagógica. A práxis, então, consistiu na aplicação dos “círculos de leitura” e estratégias de leitura com as “fichas de função”, desenvolvidos por Rildo Cosson (2014), utilizando-se obras da literatura clássica adaptadas para quadrinhos. Ao final do desenvolvimento do plano de ação outro questionário foi aplicado aos alunos envolvidos no projeto, com a finalidade de se perceber a avaliação pessoal de cada um sobre seu envolvimento com as atividades de leitura literária. Desse modo, percebemos que a leitura dos clássicos adaptados, utilizando as estratégias de leitura selecionadas por nós, fez com que os alunos percebessem a importância da leitura do texto literário, promovendo a experiência, a reflexão, e cumprindo o papel humanizador da literatura, nos termos de Candido (2004). |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/521 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANE DE OLIVEIRA BERTULINO FERNANDES.pdf | 10,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.