Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/522
Título: Gavetas textuais: escrita coparticipativa sob o viés das narrativas de enigma
Autor(es): Fernandes, Maria Cléria
Orientador(ra): Martins, Antônio Carlos Soares
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
Palavras-chave: Escrita;Narrativas de enigma;Gamificação;Material didático – Gavetas textuais;Gêneros textuais;Língua Portuguesa – Educação Básica – Ensino
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 29-Nov-2016
Resumo: Esta pesquisa teve como foco o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Buscamos estudar a linguagem numa perspectiva sociointeracional e tivemos como objetivo investigar as contribuições de um material didático inovador, com enfoque às narrativas de enigma e estratégias de gamificação (princípios dos jogos) na consolidação das competências narrativas. Analisamos as práticas de leitura e produção textual de uma escola municipal de Arcos-MG, por meio de questionário aos alunos do 7º ano e observação das suas produções escritas, mais especificamente, textos narrativos. Avaliamos, também, por meio de questionário, a prática de 17 (dezessete) professores da rede pública em relação ao texto e material didático utilizado. Os resultados apresentados pelos questionários conduziram a elaboração e aplicação da intervenção proposta por este estudo, além de pesquisa teórica acerca dos domínios discursivos, gêneros e tipologias textuais, entre outros. Assim, elaboramos um material didático, as “Gavetas Textuais”, uma espécie de caixa de ferramentas usada para trabalhar os elementos da narrativa. Esta pesquisa–ação justificou-se pela necessidade de se assegurar um trabalho pautado nos gêneros, por meio do qual o aluno tem a possibilidade de (des)(re) construir, de modo lúdico, as características do gênero enigma. Como expediente metodológico, fundamentou-se na Fenomenologia, considerando o contexto escolar, o público, as ações e implicações sócio- históricas da proposta apresentada, de natureza não apenas descritiva, mas também observacional. Constatamos, por meio da comparação entre os resultados iniciais com as produções finais, que a inserção da gamificação e das “Gavetas Textuais”, junto a produção das Narrativas de Enigma, puderam suprir, consideravelmente, as deficiências apontadas na escrita, uma vez que esse tipo de narrativa envolve mais o leitor menos experiente e o motiva a ler e a escrever.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/522
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CLÉRIA FERNANDES.pdf5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.