Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/525
Título: | Jornal on-line: uma estratégia metodológica para desenvolvimento da linguagem |
Autor(es): | Souza, Pablo Olinto de Oliveira |
Orientador(ra): | Mota, Maria Alice |
Membro(s) Banca: | Peixoto, Ana Cristina Santos Barbosa, Liliane Pereira |
Palavras-chave: | Jornal escolar on-line - Estudo;Gênero discursivo;Letramento;Desenvolvimento da linguagem |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 29-Nov-2016 |
Resumo: | O estudo empreendido, embasado na proposta de intervenção Jornal on-line: uma estratégia metodológica para desenvolvimento da linguagem, fruto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Unimontes, busca investigar as principais dificuldades de oralidade, leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 9º ano de uma escola municipal. Para atingir esse propósito, elaborou-se uma intervenção pedagógica por meio da criação de um jornal on- line, visando criar possibilidades para o aprimoramento de habilidades linguísticas. Diante da realidade educacional brasileira, regional e local, esboçada em dados publicados pelo IDEP e PAEBES, esta pesquisa justifica-se, porque poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da oralidade, leitura e escrita dos alunos. Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa documental e de uma pesquisa-ação, desenvolvidas em duas etapas: investigativo- diagnóstica e investigativo-interventiva. Acolheu-se a hipótese de que o desenvolvimento de um jornal on-line poderá ser um instrumento eficaz e importante para o trabalho com a linguagem em sala de aula. Como fundamentação teórica, este trabalho foi alicerçado na concepção de gêneros de Bakhtin (2003), nas estratégias de leitura de Solé (1998), na concepção de coerência textual de Koch e Travaglia (2011), no conceito de coesão textual de Koch (2010), nas releituras de textualidade de Val (2006), nas orientações do trabalho com jornal de Bonini (2011) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998). Nesse contexto, o projeto Jornal on-line apresentou-se como uma das propostas metodológicas que criaram possibilidades para que os alunos pudessem desenvolver e aprimorar habilidades de leitura e de produção oral e escrita, uma vez que proporcionou a esses alunos mais acesso a informações sob uma perspectiva que considera, por exemplo, o hipertexto como ferramenta de estudo da língua em uma visão de uso concreto e não de usos artificiais, os quais lidam com exemplos que muito pouco se relacionam ao cotidiano do falante/ouvinte-aluno. Os resultados mostram que ao se trabalhar a língua em uma perspectiva real de uso, como na construção de um jornal on-line, faz com o ensino de língua materna tenha sentido para os alunos, permitindo o aprimoramento da competência leitora e da produção oral e escrita de gêneros variados. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/525 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PABLO OLINTO DE OLIVEIRA SOUZA.pdf | 9,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.