Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/526
Título: | Desvios ortográficos na escrita de alunos do Ensino Fundamental: ensino e reflexões |
Autor(es): | Silva, Patrícia Martins da |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira |
Membro(s) Banca: | Cardoso, Caroline Rodrigues Mota, Maria Alice |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa;Ensino Fundamental;Andaimagem;Ortografia |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 12-Dez-2016 |
Resumo: | A escola precisa trabalhar com a variedade padrão para que o aluno aproprie-se da escrita e da fala cultas como forma de promoção social, sem desvalorizar a variedade que ele usa, de forma que os “erros” deixem de ser tratados como uma deficiência da capacidade de aprendizagem e sejam analisados como “tentativa de acerto”, na elaboração de hipóteses das relações entre fala e escrita e seja verificada a influência da fala do aluno em seu registro escrito. Essa concepção orientou a elaboração de uma taxonomia com base na teoria dos “erros” de Cagliari, sobre erros detectados nas produções escritas dos alunos, para melhor compreendê-los, na hipótese de que esses desvios sejam cometidos devido ao fato de eles desconhecerem as convenções ortográficas básicas da Língua Portuguesa. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi oferecer contribuições para o ensino e a aprendizagem da escrita, especificamente, o das normas ortográficas para alunos do Ensino Fundamental, usando subsídios e estratégias específicos, almejando: a) apresentar um diagnóstico mais preciso dos “erros” recorrentes nas produções escritas dos alunos participantes da pesquisa; b) estudar e descrever fundamentos teóricos que nos propiciassem esclarecer e compreender os dados da pesquisa; c) investigar sobre a metodologia da pesquisa-ação e da andaimagem; d) elaborar uma proposta de intervenção didático-pedagógica; e) analisar e apresentar reflexões a partir dos resultados alcançados. Para atingir tais objetivos, o estudo pautou-se pelos procedimentos da pesquisa-ação, tendo como suporte a estratégia da andaimagem, estimulando os alunos a pensarem de forma dialógica e interativa sobre seus desvios de escrita, por meio de uma proposta pedagógica desenvolvida através de 3 atividades: I – ‘Momento reflexivo’; II – ‘Mensagens simples, claras e rápidas’; e III – ‘A gentileza custa pouco e vale ouro’. A análise dos dados revelou redução significativa dos “erros” cometidos pelos alunos, se comparadas as fases diagnóstica e interventiva, o que indicou que uma proposta pedagógica com estratégias de andaimes pode possibilitar a interação entre alunos e professora, durante a construção do conhecimento e apropriação das normas ortográficas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/526 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA.pdf | 7,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.