Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/528
Título: | Gênero Crônica: uma proposta de ensino e aprendizagem de leitura e escrita por meio de sequência didática |
Autor(es): | Teles, Roz Mery Alves Nogueira |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Membro(s) Banca: | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis |
Palavras-chave: | Leitura e produção textual;Gênero Textual - Crônica;Interacionismo sociodiscursivo;Sequência didática |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Resumo: | Resultado da investigação intitulada ―Gênero crônica: uma proposta de ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática‖, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros, situada na área de concentração: Linguagens e letramentos, na linha de pesquisa: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, na sublinha: Ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual. O estudo deveu-se à constatação empírica da necessidade de realizar atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos com vistas à melhoria nos índices de proficiência de alunos do ensino fundamental. A problematização que norteou o trabalho foi em que medida o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de crônicas, por meio de sequência didática, contribui para a proficiência de leitura e de escrita de uma amostra de alunos. Partindo dessa problemática, o objetivo geral foi descrever a leitura e a escrita de crônicas, fundamentadas no sociointeracionismo, por meio de Sequência Didática, como eficientes para a melhoria dessas proficiências. Como objetivos específicos foram definidos: aprofundar os conhecimentos sobre o interacionismo sociodiscursivo, sobre gêneros e tipos textuais, especificamente sobre crônicas e explicitar o que é sequência didática e sua utilidade como recurso metodológico para leitura e escrita de crônicas; evidenciar a baixa proficiência em leitura e escrita de uma amostra de alunos do ensino fundamental e planejar e desenvolver projeto de leitura e produção de crônicas teoricamente fundamentado e por meio de sequência didática. A metodologia pode ser classificada como qualitativa, documental e a pesquisa-ação, que prevê o estudo in loco com a participação e intervenção da pesquisadora. Para a fundamentação teórica optou-se pela exploração das temáticas: gêneros do discurso; gênero textual crônica, sua evolução, seus tipos e características discursivas e sobre sequência didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 9º da Escola Estadual José Gorutuba e a descrição dos dados será qualitativa. Vale ressaltar que foi possível constatar a eficiência do trabalho com o gênero crônica, teoricamente fundamentado na perspectiva interacionista, e nos moldes da sequência didática como eficiente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/528 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROZ MERY ALVES NOGUEIRA TELES.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.