Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/532
Título: | Contribuições do ensino de estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental |
Autor(es): | Cavalcante, Vanuze Maria Pacheco |
Orientador(ra): | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Membro(s) Banca: | Quintino, Juliana Mendes Campos Moraes, Carla Roselma de Athayde |
Palavras-chave: | Leitura;Ensino;Metacognição |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 21-Ago-2015 |
Resumo: | Este estudo relata os resultados de um projeto de intervenção educacional realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), cujo objetivo foi o de ensinar estratégias metacognitivas de leitura a alunos do 9º ano de uma escola pública do Norte de Minas Gerais. A hipótese que guiou este estudo foi a de verificar em que medida o ensino sistemático de estratégias metacognitivas de leitura melhoram a relação de compreensão e aprendizagem que os alunos mantêm com textos escolares, uma vez que as Avaliações em Larga Escala indicam que o universo investigado apresenta baixos índices de competência leitora. Assim, visando desenvolver habilidades de leitura que visam à compreensão e à aprendizagem, cinco estratégias foram selecionadas para a intervenção, a saber: i) definição de objetivos de leitura; ii) identificação do tema; iii) identificação ou construção da ideia principal; iv) construção de inferências pela ativação de conhecimentos prévios (que podem ser realizadas antes e durante a leitura); v) elaboração de resumo. Para a realização da proposta, foram utilizadas 18 h/a. Os resultados confirmam a efetividade do uso das estratégias metacognitivas na medida em que atitudes antes não observadas nos alunos, puderam ser claramente percebidas, como o aumento da atenção e do auto-monitoramento – ações que levaram à avaliação e regulação da própria compreensão leitora. Contudo, ficou latente que a durabilidade e efetividade dos resultados só serão alcançados a partir do momento em que a ativação de estratégias metacognitivas de leitura forem admitidas como cotidianas e necessárias ao fazer educacional, permitindo, assim, que os aprendizes as incorporem como práticas habituais que, aos poucos, os levarão a adotar posturas diferentes daquelas acostumadas a terem diante do texto. Tal consideração nos coloca diante da necessidade de compreender a importância e o papel das estratégias metacognitivas, de modo a reservar a elas valores e lugares capazes de torná-las direcionadoras do ensino de leitura. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/532 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanuze Cavalcante-contribuições do ensino.pdf | Contribuições do ensino de estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental | 4,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.