Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/534
Título: | O ensino sistemático e reflexivo da ortografia: regularidades morfossintáticas |
Autor(es): | Magalhães, Cláudia Gonçalves |
Orientador(ra): | Barbosa, Liliane Pereira |
Membro(s) Banca: | Mota, Maria Alice Peixoto, Ana Cristina Santos |
Palavras-chave: | ortografia;Língua Portuguesa;Regularidade morfossintática;Erros ortográficos |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 12-Mar-2019 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objeto de estudo os ―erros‖ ortográficos decorrentes das regularidades morfossintáticas na escrita ortográfica dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Francisco Ribeiro, no município de Coração de Jesus (MG). A partir da pergunta ―é possível proporcionar o aperfeiçoamento da escrita ortográfica de uma amostra de alunos do 6.° ano do ensino fundamental II, por meio de um ensino sistemático e reflexivo das regras morfossintáticas da ortografia da Língua Portuguesa?‖, hipotetizou-se que 1) tais ―erros‖ ortográficos são justificados pelo desconhecimento dos alunos quanto às regularidades e irregularidades da ortografia da Língua Portuguesa e pela forma assistemática como os professores as têm ensinado, e 2) um trabalho sistemático e reflexivo com atividades de escrita pode contribuir, consideravelmente, para minimizar ou até mesmo sanar os ―erros‖ ortográficos decorrentes do desconhecimento dessas regras. A fim de responder à pergunta de pesquisa e confirmar/refutar as hipóteses, objetivou-se avaliar as contribuições de um ensino sistemático e reflexivo das regularidades morfossintáticas da ortografia da Língua Portuguesa, mediante intervenção de ensino. Para essa intervenção, considerouse também a aprendizagem baseada em jogos digitais e a gamificação de conteúdos. Buscaram-se, para tanto, conhecimentos teóricos e metodológicos sobre o ensino da ortografia da Língua Portuguesa e demais conhecimentos adicionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa-ação, em que se realizou uma intervenção planejada e se procedeu à sua avaliação. Em relação à sua natureza, esta foi uma pesquisa de cunho quanti-qualitativo. Como procedimento de coletas de dados da realidade do aluno, utilizou-se a pesquisa etnográfica. Os dados linguísticos foram obtidos através da aplicação de uma atividade diagnóstica e de uma atividade pós-intervenção. Quanto aos ―erros‖ ortográficos identificados, eles foram categorizados e subcategorizados, conforme postula Morais (2000). Avaliou-se a frequência com que esses ―erros‖ ocorreram nas produções textuais dos alunos, tanto na fase diagnóstica quanto na fase pós-intervenção. Os resultados obtidos, a partir da comparação dos resultados das duas fases, de um modo geral, evidenciaram a redução dos ―erros‖ ortográficos de natureza morfossintática nas produções de texto escrito dos alunos. Sendo assim, concluiu-se que esta pesquisa contribuiu de maneira eficiente e significativa com os processos de ensino e de aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa, particularmente no que se refere às regularidades morfossintáticas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/534 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Gonçalves - o ensino sistemático, 2019.pdf | O ensino sistemático e reflexivo da ortografia: regularidades morfossintáticas | 13,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.