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Título: Entre a reflexão e a ação: o desenvolvimento da habilidade leitora crítica em uma escola pública mineira
Autor(es): Souza, Telma Eliane Medeiros de
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Valente, Joseli Ferreira Lira
Vieira, Fábia Magali Santos
Palavras-chave: Leitura Crítica;Ensino de leitura;Intervenção Educacional;Ensino Fundamental
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 29-Mar-2021
Resumo: Esta dissertação integra o Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual de Montes Claros (MG) e apresenta resultados de uma pesquisa-ação, no âmbito da leitura crítica, implementada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental constituída por trinta e seis alunos. Trata-se de uma pesquisa interventiva de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Como mecanismo de coleta de dados iniciais, utilizamos questionário sobre hábito de leitura e atividades de verificação. Assim, direcionamos este estudo pela hipótese de que o trabalho com leitura crítica possibilitaria aos alunos a competência leitora necessária para torná-los cidadãos críticos, já que as Avaliações Sistêmicas e os testes aplicados aos sujeitos da pesquisa apontaram os baixos índices de habilidade leitora crítica apresentados por eles. Diante dessa realidade, fez-se necessária a elaboração de um Projeto Educacional de Intervenção (PEI) cuja finalidade foi possibilitar que os alunos adquirissem a competência leitora crítica para que pudessem ir além do que lhes é dado de imediato nos textos, exercitando a reflexão e o posicionamento crítico. Esse projeto foi estruturado em quatro módulos didáticos, a saber: i. Mobilizando conhecimentos prévios; ii. Conhecendo os gêneros textuais; iii. Trabalhando a multimodalidade e vi. Leitura crítica: lendo, refletindo e transformando. Para o desenvolvimento da proposta, foram necessárias 24 h/a (vinte e quatro horas/aula). Este estudo foi fundamentado na Linguística Textual, sobretudo a partir de Koch (2008; 2016) e Marcuschi (2008); nos procedimentos de leitura mencionados por Lopes-Rossi (2010); na Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2001; 2016); em vários estudos sobre a leitura e sua relação com a escola de Silva (1984; 2005; 2006; 2008); na leitura crítica no Brasil de Freire (1994); e nas contribuições de Bakhtin (2016) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997;1998). Os resultados desta investigação apontaram que, durante o período da intervenção, os alunos que, inicialmente, não apresentavam habilidade leitora crítica, desenvolveram-na de forma expressiva. Assim, é possível destacar que o trabalho com leitura crítica, a partir do estudo de textos jornalísticos e publicitários, em sala de aula, mostrou-se uma possibilidade de tornar os alunos leitores mais críticos e, consequentemente, pessoas mais aptas a agir na sociedade onde vivem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/538
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