Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/546
Título: As Implicações do uso de agrotóxicos na saúde do trabalhador: o caso do Jaíba - MG
Autor(es): Cardoso, Aline Fernanda
Orientador(ra): Pereira, Anete Marília
Ferreira, Gustavo H. Cepolini
Membro(s) Banca: Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Freitas, Bernadete Maria Coêlho
Palavras-chave: Agrotóxicos;Trabalhador;Jaíba;Saúde
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O atual modelo de produção agrária brasileira vem sendo alvo constante de críticas pelo fato de o aumento da produtividade estar associado aos monocultivos, agronegócio e ao uso intensivo de agrotóxicos, cujo efeito é prejudicial aos biomas naturais e à saúde humana. Logo, os municípios cuja economia seja de base agrícola e que façam uso indiscriminado de agrotóxicos estão em situação de vulnerabilidade, já que o risco da contaminação está ligado à forma pela qual a população se relaciona com os perigos existentes, processo que está entrelaçado com os determinantes de ordens social, cultural e econômica que são peculiares a cada indivíduo e coletividade. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de agrotóxicos na saúde dos trabalhadores no Projeto de Irrigação Jaíba/MG. De modo mais específico buscou-se discutir a relação do uso de agrotóxicos com a saúde dos trabalhadores, apontando as possíveis doenças advindas do contato e consumo dos alimentos; identificar o contexto socioeconômico e cultural no qual os trabalhadores convivem no processo produtivo; diagnosticar a percepção do risco dos trabalhadores pela exposição aos agrotóxicos e verificar os padrões de segurança no manejo dos agrotóxicos. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica, pesquisa de dados secundários em órgãos gestores como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Sistema de Informações de Agravos e Notificações – SINAN, além de trabalho de campo para a realização de entrevistas com os trabalhadores do projeto e os agentes de saúde. Conclui-se que os trabalhadores de Jaíba vivenciam um quadro de fragilidade social e econômica que influencia diretamente o acesso à informação sobre o manuseio dos agrotóxicos e aos serviços de saúde ou outros serviços públicos essenciais. Apesar de saberem os riscos do emprego dos agrotóxicos, ainda assim o utilizam como garantia de produtividade e renda, já que o quadro regional oferece poucas oportunidades no setor empregatício.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/546
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cardoso, Aline Fernanda_As implicações do uso de agrotóxicos na saúde do trabalhador_2020.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.