Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/607
Título: Letramento em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso entre pessoas com diabetes : desenvolvimento e análise de um instrumento de avaliação
Autor(es): Souza, Aline Fernandes de
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Almeida, Maria Tereza Carvalho
Membro(s) Banca: Santos, Aline Soares Figueiredo
Silva, Carla Silvana Oliveira e
Palavras-chave: Diabetes - Adesão ao tratamento medicamentoso;Letramento em saúde;Saúde;Psicometria;Análise fatorial
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Medicina
Data do documento: 2021
Resumo: O Letramento em Saúde (LS) compreende as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos em obter acesso, compreender e aplicar a informação de forma a promover e manter uma boa saúde. O LS influencia a autonomia e a tomada de decisão das pessoas assistidas quanto a adesão ao tratamento medicamentoso (ATM), interferindo diretamente no resultado da terapia, com repercussões importantes principalmente no caso de doenças crônicas como o diabetes. O diabetes é uma das principais causas de mortes prematuras e evitáveis, a qual sobrecarrega o sistema de saúde, e cuja natureza progressiva requer regimes de medicação complexos. Dada a relevância do tema e suas implicações para a saúde pública no Brasil e no mundo, bem como a escassez de instrumentos de medida confiáveis e válidos, este estudo buscou desenvolver um instrumento de medida capaz de avaliar o LS quanto à ATM entre pessoas com diabetes, considerando as dimensões acesso, compreensão, avaliação e aplicação das informações de saúde, conforme modelo teórico proposto por Sørensen. Conduziu-se estudo metodológico entre pessoas com diagnóstico de diabetes, registrado em prontuários, atendidas pelo serviço público de saúde de um município de médio porte populacional da região sudeste do Brasil. Foi estruturado um instrumento com 10 itens, denominado “Letramento em Saúde quanto a Adesão Medicamentosa entre Pessoas com Diabetes (LAMD)” e dois questionários para avaliar e caracterizar a dimensão acesso e a ATM, que passaram pela avaliação da validade de conteúdo e verificação da reprodutibilidade/confiabilidade (Kappa). Em seguida, para o LAMD, ajustou-se modelo quadridimensional de primeira e segunda ordem devido a existência de fator latente de ordem superior e analisou-se a validade de construto por meio da validade fatorial, validade convergente e validade discriminante. Investigou-se ainda a validade de critério concorrente e confiabilidade composta. O instrumento LAMD apresentou boa reprodutibilidade; validade de conteúdo, fatorial, convergente e discriminante satisfatórias; a consistência interna e confiabilidade também apresentaram resultados satisfatórios. Além disso, apresentou validade, confiabilidade e consistência interna satisfatórias, podendo ser utilizado para avaliar o letramento em saúde quanto à adesão terapêutica medicamentosa entre pessoas com diabetes na prática clínica, em pesquisas e ou nos serviços de assistência à saúde para subsidiar o controle do diabetes. Tal avaliação do LS com relação à ATM representa uma possibilidade de maximizar planejamentos de políticas de promoção de saúde para um autocuidado efetivo em saúde, o qual é capaz de melhorar os padrões de morbimortalidade e qualidade de vida do paciente com diabetes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/607
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.