Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/626
Título: Expansão do ensino superior e dinâmicas espaciais urbanas: o caso de Montes Claros/MG
Autor(es): Souza, Christian Yago Vieira de
Orientador(ra): Pereira, Anete Marília
Membro(s) Banca: Pereira, . Luiz Andrei Gonçalves
Mota, Adeir Archanjo da
Palavras-chave: Montes Claros (MG) - Crescimento urbano;Dinâmicas espaciais - Montes Claros (MG);Ensino Superior - Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 31-Jul-2018
Resumo: O processo urbanização de Montes Claros, assim como de muitas cidades médias brasileiras, ocorreu de maneira intensa num curto tempo. A industrialização, incentivada pelo Estado na década de 1970 foi um dos fatores responsáveis pela urbanização em Montes Claros. Passados vários anos, a indústria não representa mais a atividade preponderante na economia municipal. O terciário despontou como o mais importante e, atualmente, Montes Claros é a principal referência nesse setor na região Norte de Minas. Atividades comerciais e a oferta de serviços, notadamente na área de saúde e educação, têm alterado a dinâmica intraurbana e as relações da cidade com a região de influência. Diante do exposto, este trabalho objetivou analisar as dinâmicas espaciais urbanas advindas da expansão do Ensino Superior em Montes Claros. Especificamente tem o propósito de verificar a importância do setor de serviços, contextualizar a trajetória do Ensino Superior nessa cidade e identificar as dinâmicas espaciais urbanas decorrentes da expansão do Ensino Superior. A abordagem metodológica consistiu em pesquisa bibliográfica, levantamento de dados secundários, trabalhos de campo e realização de entrevistas com representantes das Instituições de Ensino Superior – IES, imobiliárias e empreendimentos comerciais e de serviços no entorno das instituições, sistematização das informações e a elaboração de mapas. Como resultado verificou-se que com a expansão do serviço de Ensino Superior Montes Claros passou a atrair pessoas de diversas localidades, promovendo demandas por moradias, bens e serviços, sobretudo nas imediações das IES, além de reforçar a centralidade regional já exercida pela cidade. Pode-se constatar também que as IES tendem a se concentrar em áreas específicas da cidade, gerando demandas de diversas ordens e mudanças no espaço do entorno
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/626
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Christian Yago Vieira de_2018.pdf8,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.