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Título: Qualidade de um instrumento para avaliação da satisfação de usuários de salas de vacina: propriedades psicométricas
Autor(es): Carvalho, Priscilla Durães de
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria. E. B. L.
Siqueira, Leila das Graças
Membro(s) Banca: Santos, Aline Soares Figueiredo
Silveira, Marise Fagundes
Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde;Satisfação do paciente;Indicadores de qualidade em assistência à saúde;Estudos de validação
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2020
Resumo: A avaliação da satisfação, na perspectiva do usuário, com serviços de assistência à saúde visa conhecer a realidade dessas atividades e compreende um processo dinâmico influenciado por fatores, tais como percepção do estado de saúde e da doença, crenças, condição sociodemográfica, e envolve outros aspectos da atenção ofertada ao usuário. A avaliação de serviços de saúde exige instrumentos metodologicamente aceitos pela comunidade científica, porém, foi encontrado somente um instrumento validado para avaliar o nível de satisfação do usuário, especificamente, nas salas de vacina. Esta dissertação teve como objetivo avaliar a qualidade desse instrumento, denominado “Escala de Avaliação da Sala de Vacina na Perspectiva do Usuário - EASV-U”, o qual já foi validado quanto ao seu conteúdo e apresentou confiabilidade satisfatória. Foi conduzido um estudo metodológico, que utilizou dados de uma pesquisa transversal para avaliação da validade de construto, da consistência interna e da interpretabilidade da EASV-U. Participou do estudo uma amostra constituída por 1.300 usuários, pais ou responsáveis por crianças menores de um ano de idade, que buscaram assistência para elas nos últimos meses de forma consecutiva. No dia da entrevista, o usuário deveria estar buscando essa assistência, no mínimo, pela terceira vez naquela mesma sala de vacina. Foram entrevistados usuários de todas as 18 salas de vacina do município de Montes Claros - MG, no período de julho de 2015 a maio de 2016. Os procedimentos estatísticos utilizados no processo de validação de construto foram: análise fatorial exploratória seguida de análise fatorial confirmatória para determinar o quanto os resultados encontrados realmente representavam o construto a ser medido. A AFE apresentou KMO=0,94 e Bartlett p=0,000, com agrupamento dos 11 itens em 3 fatores: Fator I - Satisfação com a estrutura física/organizacional (Estrutura) da sala de vacina; Fator II - Satisfação com o profissional/relação interpessoal (Processo) da sala de vacina; e o Fator III - Satisfação com a estrutura logística (Insumos) da sala de vacina. Esses valores explicam que 78,88% da satisfação dos usuários com a sala de vacina estão relacionados aos itens agrupados aos três fatores. A EASV-U apresentou consistência interna satisfatória para a escala com alfa de Cronbach global igual a 0,949 e, para cada fator, os valores de alfa foram: Fator I igual a 0,876; Fator II, 0,920 e Fator III, 0,867. A AFC legitimou o modelo trifatorial da escala com os índices de ajustes: χ²/gl = 4,33; RMSEA = 0,051 (IC 90% = 0,042-0,60); CFI = 0,991; TLI = 0,984; GFI = 0,981. A interpretabilidade foi apresentada após estimativa da média e dos valores mínimo e máximo da EASV-U, seguida pela categorização dos distintos fatores identificados, considerando o limite inferior do intervalo de confiança como ponto de corte. Os usuários que apresentaram escores, para cada fator, abaixo desse valor, foram considerados insatisfeitos. Já os que apresentaram valores acima desse ponto de corte, foram considerados satisfeitos com o construto aferido no fator. A EASV-U apresentou qualidades psicométricas adequadas para um instrumento de medida no que se refere à metodologia adotada para sua validade de construto e confiabilidade, além de apresentar facilidade para sua aplicação e interpretabilidade, evidenciando que a EASV-U poderá ter um papel fundamental na avaliação da satisfação do usuário dos serviços das salas de vacina. Ademais, poderá ser utilizada como fonte para construir e monitorar indicadores de saúde, para nortear ações prioritárias de tomadas de decisão pela gestão pública dos serviços assistenciais, a partir da avaliação do usuário e, também, poderá ser utilizada em pesquisas futuras com a temática abordada.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/651
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