Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/652
Título: Organização sócio-espacial do município de Porteirinha (MG) sob a perspectiva das ruralidades: o entendimento dos feirantes no mercado
Autor(es): Mendes, Francielle de França
Orientador(ra): Fonseca, Ana Ivania Alves
Membro(s) Banca: Magalhães, Maria Araci
Silva, Cássio Alexandre da
Palavras-chave: Espaço rural – Relação cidade-campo;Ruralidade – Desenvolvimento rural - Porteirinha (MG);Mercado Central - Feirantes - Porteirinha (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 14-Dez-2018
Resumo: Com a redefinição do espaço rural na atualidade, foi estabelecido no meio acadêmico o conceito de ruralidade que envolve a concepção de que o campo se explica não apenas pelas atividades agrícolas ali existentes, mas na sua relação com as cidades. Isto implica em relações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. Desta maneira, para o estudo dessas relações, utilizou-se da categoria ruralidade, buscando a interpretação sócio-espacial para compreensão do modo de vida das pessoas, as formas de trabalho, cultura e tradições que se materializa no local e dá uma configuração diferenciada ao espaço. O presente estudo busca compreender como o modo de vida sob a perspectiva da ruralidade reflete na organização sócio-espacial do município de Porteirinha/MG a partir do entendimento dos feirantes no mercado. Para execução da pesquisa o procedimento metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica para embasamento teórico; a pesquisa secundária foi realizada em sites institucionais e de dados estatísticos. O trabalho de campo constituiu-se em anotações e fotografias com coleta de dados e com visitas in loco em áreas do Município onde realizaram se entrevistas. Portanto, analisar a organização do espaço rural a partir dos feirantes que frequentam o mercado no município de Porteirinha/MG, identificados pelas ruralidades e discutir as inter-relações entre o rural e o urbano como lugar onde se desenrolam as atividades socioeconômicas é afirmar a ruralidade como um processo dinâmico de constante reestruturação dos elementos da cultura local, com base na incorporação de novos valores, hábitos e técnicas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/652
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mendes, Francielle de França_2018.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.