Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/660
Título: A ressignificação do espaço urbano na feira livre no bairro Major Prates em Montes Claros - MG
Autor(es): Melo, Daniela Pereira de
Orientador(ra): Bortolo, Carlos Alexandre de
Membro(s) Banca: Fonseca, Ana Ivânia Alves
Silva, Paulo Fernando Jurado da
Palavras-chave: Espaço urbano - Montes Claros (MG);Feiras livres – Bairro Major Prates (Montes Claros, MG);Agricultura familiar
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 23-Jul-2018
Resumo: As feiras livres, sobretudo na relação campo-cidade, devem ser pensadas como importantes lugares onde são produzidos, periodicamente, relações sócio econômica e culturais. Dentre as diversas peculiaridades, que fazem a feira um espaço singular de comercio, observa-se que nela uma diversidade no que tange o estilo de vidas dos sujeitos que fazem a feira (entrevistados e vendedores).Dentro deste contexto temos a feira livre do bairro Major Prates, localizada na região sul da cidade de Montes Claros – MG.O objetivo Geral deste estudo consiste em compreender a mediação que a Feira Livre do bairro Major Prates estabelece entre o campo e a cidade, assim como caracterizar a feira livre do Major Prates, Identificar quem são os entrevistados da feira livre do Bairro Major Prates, entender o significado da Feira para os entrevistados e comerciantes e analisar como a feira livre do Major Prates influencia e reorienta a dinâmica deste espaço público, para tanto utilizou-se a visita in loco , com coleta de dados através questionários semiestruturados e pela observação não-participante revelada. A pesquisa contou com dois modelos de questionário, sendo um voltado para os entrevistados e o outro para os feirantes, que foram aplicados nos meses de abril e junho de 2018, totalizando 155 pessoas, sendo 60 comerciantes, que foram escolhidos em função de estarem nas barracas de números pares, e 105 consumidores selecionados de forma aleatória. A coleta de Dados teve como fonte, também, entrevista realizada no mês de abril com o Presidente Associação dos Feirantes do Major Prates, Sr. Loranildo Araújo, conhecido como Nego. Outros dados de campo são provenientes das observações e registro fotográfico. Os resultados apontam que a feira contribui para valorização da produção e cultura local e que as relações dos sujeitos envolvidos não resume-se a questão do comercio, uma vez que observa-se relações pessoais e afetivas. Assim percebe-se que a feira do Major Prates contribui de forma significativa para o desenvolvimento local e regional, visto que essa tornou-se uma alternativa para que o pequeno produtor rural possa expor e comercializar a sua produção, além de possibilitar para a população urbana do município e região a oferta de uma variedade de produtos de qualidade o que vem a colaborar com a alimentação, tornando a feira um espaço de mediação entre o campo e a cidade.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/660
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melo, Daniela Pereira de_2018.pdf11,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.