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Título: Geografia e comércio internacional: a logística da fruticultura na região produtiva do Jaíba, Norte de Minas – MG
Autor(es): Oliveira, Igor Martins de
Orientador(ra): Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Membro(s) Banca: Pereira, Anete Marília
Ferreira, William Rodrigues
Palavras-chave: Jaíba (MG) - Agricultura;Frutas - cultivo - Comercialização;Logística empresarial - Jaíba (MG) - Fruticultura;Comércio internacional - Fruticultura
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 26-Jul-2018
Resumo: A logística, compreendida como a forma histórica do processo de circulação (transporte, informação e comunicação), contribui para a expansão do capitalismo e para a especialização produtiva dos lugares. Na fruticultura, é utilizada no gerenciamento da cadeia de suprimentos, otimizando os processos e alavancando a competitividade das empresas. Para serem comercializadas no mercado internacional, as frutas necessitam de uma logística de transporte especializada, rápida, eficaz, eficiente, de qualidade e de baixo custo para a circulação dos produtos do local de produção até os centros de armazenagem, seguindo para os recintos alfandegados até chegarem ao destino final do produto. A região produtiva do Jaíba, localizada no Norte do estado de Minas Gerais, é formada pelos municípios de Jaíba e Matias Cardoso e é um exemplo de especialização produtiva voltada para a fruticultura irrigada, com destaque para a produção de banana, limão e manga. A partir da primeira década de 2000, as empresas da região iniciaram o processo de inserção no mercado externo, exportando, principalmente, o limão tipo Tahiti. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica espacial da logística de transportes, da produção e do comércio internacional por meio dos fluxos de exportações e de importações de mercadorias do setor de fruticultura em Jaíba, no período de 2000 a 2017. A pesquisa foi desenvolvida utilizando a revisão bibliográfica, coleta de dados secundários, análise quantitativa de produção e exportação de frutas e realização de trabalhos de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas. O desenvolvimento do sistema de circulação (transportes, informação e comunicação) impõe à escala mundial a possibilidade da integração produtiva de territórios cada vez mais distantes, como é ocaso da cadeia produtiva da fruticultura da Região Produtiva do Jaíba, que demanda alta especialização produtiva, de comercialização e de logística. Nesse contexto, foi apresentada uma breve discussão acerca das redes de infraestrutura, logística aplicada ao comércio exterior e à fruticultura. Em seguida, discutiu-se o mercado frutícola do Brasil e de Minas Gerais, identificando os principais mercados e parceiros comerciais; por fim, analisaram-se as redes de importação e exportação das empresas localizadas na Região Produtiva do Jaíba. Como resultados, identificaram-se as redes de comércio (importação e exportação) da região, constituída por 36 países de diferentes regiões. Internamente, a região do Jaíba mantém relação direta com sete estados (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Santa Catarina) e treze diferentes recintos alfandegados, sendo eles, cinco terminais aeroportuários (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Confins e Salvador) e oito terminais portuários (Salvador, Santos, Pecém, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Itajaí e Vitória). Percebeu-se a necessidade do investimento nas redes de infraestrutura, de comercialização, no marketing dos produtos e no sistema de transportes e das práticas logísticas para aumentar a competitividade das empresas brasileiras, especialmente, daquelas localizadas no Projeto Jaíba, como forma de intensificar a sua atuação no comércio internacional
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/676
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