Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/720
Título: Efeito dos transtornos de ansiedade no desenvolvimento do Carcinoma de Células Escamosas de Cabeça e Pescoço e avaliação do efeito antineoplásico do extrato de semente de Persea americana Mill nas linhagens SCC9, CAL 27 e Hacat
Autor(es): Souza, Marcela Gonçalves de
Orientador(ra): Guimarães, André Luiz Sena
Membro(s) Banca: Farias, Lucyana Conceição
Cardoso Filho, Otávio
Santos, Eliane Macedo Sobrinho
Moreira, Paula Rocha
Figueiredo, Flávio Júnior Fonseca
Palavras-chave: Transtornos da ansiedade - Efeitos;Carcinoma de células escamosas;Abacate - Semente;Câncer - Tratamento
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2022
Resumo: Por ano são diagnosticas mais de 650.000 neoplasias de cabeça e pescoço em todo o mundo. Mais de 90% das neoplasias de cabeça e pescoço são carcinomas de células escamosas. Alguns dos principais fatores de risco para essa neoplasia incluem o uso de tabaco, associao ao consumo de álcool. A radiação é uma das principais modalidades de tratamento para o manejo do carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço e as decisões de tratamento são determinadas levando em consideração fatores como o local primário, estágio, acessibilidade cirúrgica, dentre outros fatores. Nosso primeiro estudo teve como objetivo avaliar se o transtorno de ansiedade (TA) esta relacionado ao desenvolvimento do carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (CCECP). Este estudo é a combinação de um estudo básico animal e um estudo retrospectivo de caso e controle de pacientes com e sem a neoplasia. Como resultado, obtivemos que o estresse reduziu a atividade locomotora dos animais do grupo estresse e estresse + 4NqO (p < 0,0001). O estresse não mostrou influência na progressão da neoplasia em camundongos. Da mesma forma, o grupo caso não apresentou diferenças nos escores de ansiedade em relação ao controle. Além disso, não foi observada associação entre o estadiamento do CCECP e os escores de ansiedade em pacientes. Em conclusão, nossos achados in vivo em humanos e animais mostraram que não há relação entre TA e CCCEP. O segundo estudo é um piloto do efeito de um extrato butanolico da semente de Persea Americana que nos mostrou que possui forte potencial para se tornar um estudo mais robusto e completo. O estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um tratamento extrato para uma neoplasia oral. Os dados in vitro preliminares demostram que o extrato butanolico pode ser um tratamento adjuvante aos tratamentos comumente realizados. Ressaltamos que ainda é necessário realizar mais analises in vitro e um estudo in vivo como a formação de espécies reativas de oxigênio e a morte celular pelo método de brometo de etidio e laranja de acridima para entendermos qual o mecanismo que atua o extrato atua nas células neoplásicas. Acreditamos que poderemos ter mais dados promissores para o tratamento da neoplasia oral.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/720
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Marcela Gonçalves de_Efeito dos transtornos de_2022.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.