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Título: Formação médica na Atenção Primária à Saúde: da experiência acadêmica ao mercado de trabalho
Autor(es): Matos, Fabrícia Vieira de
Orientador(ra): Caldeira, Antônio Prates
Membro(s) Banca: Jones, Kimberly Marie
Costa, Simone de Melo
Rodrigues Neto, João Felício
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde - Programa;Estudantes de medicina;Formação de Recursos Humanos
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2015
Resumo: A formação médica com inserção do estudante em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde (APS) no iníco da graduação tem sido incentivada por entidades governamentais e não governamentais. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da APS na formação médica desde as experiências da graduação até a inserção no mercado de trabalho. Fizeram parte desse estudo quatro subprojetos, com distintas metodologias. O primeiro apresenta e descreve a experiência de realização do Planejamento Participativo para capacitação comunitária, conduzida por estudantes do curso médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), junto à comunidade atendida por uma equipe da Estratégia Saúde da Família. O segundo buscou identificar, por meio de uma investigação quali-quantitativa, as percepções e as expectativas dos estudantes de medicina em relação à formação médica com inserção na atenção primária à saúde. O terceiro, utilizando abordagem quantitativa, caracterizou alguns aspectos do perfil do egresso do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da UNIMONTES, e sua inserção no mercado de trabalho. O quarto, com abordagem qualiquantitativa, apresentou a percepção de estudanes de medicina quanto à escolha de uma especialidade prioritária para o Sistema Único de Saúde. O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros aprovou as pesquisas. A partir dos estudos conduzidos, conclui-se que a APS é local privilegiado para a formação médica tanto na graduação como a pós-graduação, favorecendo atividades específicas para serem realizadas nesse cenário. Há uma complexidade de fatores que interagem para aproximar ou distanciar os estudantes de medicina da APS. Esses fatores estão relacionados a aspectos pessoais, profissionais, acadêmicos e ideológicos. Aspectos relacionados ao perfil do egresso do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do HUCF/UNIMONTES e sua inserção no mercado de trabalho podem contribuir na formulação de propostas para aumentar a efetividade da APS.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/729
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