Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/736
Título: Sobrepeso e obesidade: efeito de um programa de intervenção nutricional e relevância do desjejum sobre os parâmetros antropométricos e metabólicos
Autor(es): Jorge, Gislaine Cândida Batista
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Membro(s) Banca: Silveira, Marise Fagundes
Nobre, Luciana Neri
Andrade, João Marcus Oliveira
Palavras-chave: Obesidade;Sobrepeso;Intervenção nutricional;Perda de peso;Estilo de vida
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2016
Resumo: A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal com potencial prejuízo para a saúde. Estudos epidemiológicos indicam que a alta prevalência de sobrepeso e obesidade, concomitantes com os fatores de risco para a saúde, seja um desafio relevante de saúde pública mundial. Distúrbios psicológicos, sociais e o aumento de risco de doenças de grande morbimortalidade estão relacionados ao sobrepeso e obesidade. O tratamento da obesidade é complexo, pois mais do que a redução ponderal este visa à reestruturação do ambiente alimentar, mudanças comportamentais e estilo de vida. O Programa Nutrição e Saúde, focado na intervenção nutricional individual (INI), é um exemplo de estratégia de recuperação e promoção de saúde. No primeiro estudo foi feita uma INI de 12 semanas com o objetivo de verificar os efeitos dessa INI sobre a perda de peso (PP) e fatores de risco associados com a gênese da síndrome metabólica (SM). A amostra inicial foi composta por 400 indivíduos que foram submetidos a um protocolo de avaliação nutricional (anamnese nutricional, RD24h, avaliação antropométrica e metabólica) e no final T3; no T0 todos os participantes receberam plano nutricional, como também orientações nutricionais específicas de acordo com dados antropométricos, metabólicos e diagnóstico clínico verificados. Os retornos mensais subsequentes foram agendados para o T1, T2 e T3. A adesão à INI até o final do acompanhamento (T3) foi de 237 participantes. O segundo estudo trata da avaliação da associação da ausência do desjejum, refeição café da manhã (CM) ao risco de sobrepeso e obesidade na mesma população avaliada no primeiro estudo (n 400). Os resultados nos permitem demonstrar a relevância da INI como tratamento de primeira linha indicado no controle do sobrepeso, obesidade e comorbidades associadas. A proposta inicial, déficit calórico de 500 a 600 kcal/dia, permitiu uma PP de 6.7% nos homens e 5% nas mulheres, demonstrada através da redução estatisticamente significante do IMC e também da C.C (obesidade central). Ambos os gêneros apresentaram uma redução estatisticamente significante nos níveis de glicemia, CT, TG e aumento de HDL-c. Os indivíduos experimentaram uma redução dos fatores de risco individuais para a SM. Concluímos que os presentes resultados indicam que os efeitos da intervenção nutricional sobre a gestão da PP e controle metabólico foram bastante efetivos. Foi verificada associação estatisticamente significante entre a ausência do CM com o risco de sobrepeso e obesidade. Programas como esse podem ser muito eficazes na prevenção da obesidade e promoção da saúde.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/736
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge, Gislaine Cândida Batista_Sobrepeso e obesidade efeito_2016.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.