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Título: Validade de Conteúdo e Confiabilidade da Escala de Avaliação da Alfabetização em Saúde quanto a Adesão Medicamentosa entre Diabéticos
Autor(es): Cardoso, Maria Clara Lélis Ramos
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Membro(s) Banca: Santos Neto, Pedro Eleutério dos Santos
Silva, Carla Silvana de Oliveira e
Palavras-chave: Alfabetização em saúde;Adesão medicamentosa;Projeto piloto;Reprodutibilidade dos testes.;Validade dos testes
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2017
Resumo: O Diabetes Mellitus tem acometido cada vez mais pessoas em todo mundo, representando um grande desafio para os sistemas de saúde. Para prevenir as complicações agudas e crônicas da doença, mudanças comportamentais e adesão ao tratamento medicamentoso são essenciais. A não adesão ao tratamento do diabetes mellitus é um problema conhecido no cenário nacional e internacional, pois prejudica a resposta fisiológica e o consequente controle glicêmico. Nesse contexto, a adesão medicamentosa tem sido alvo de pesquisas de forma ascendente em todo o mundo. O interesse na compreensão adesão medicamentosa leva os pesquisadores a investigar o tema de diversas formas, inclusive associando-o à Alfabetização em Saúde, já que essa é uma preocupação crescente para os pesquisadores e profissionais de saúde, em função do rápido acúmulo de evidências associando Alfabetização em Saúde com medidas e desfechos associados à saúde. A Alfabetização em Saúde diz respeito às habilidades pessoais, cognitivas, e sociais que determinam a capacidade das pessoas em acessar, compreender, avaliar e utilizar as informações relacionadas à saúde necessárias para promoção e ou manutenção da boa saúde, envolve determinantes individuais e sistêmicos, incluindo habilidades de comunicação entre o paciente e o profissional de saúde, aspectos culturais, complexidade do sistema de saúde, assim como as demandas da situação ou do contexto. As avaliações em saúde, dentre essas da Alfabetização em Saúde e da adesão medicamentosa requerem a utilização de instrumentos capazes de produzir resultados robustos, sob o ponto de vista científico. A capacidade dos instrumentos está diretamente relacionada à sua qualidade, ou seja, à confiabilidade, validade, responsividade e interpretabilidade do instrumento. O objetivo desse estudo foi construir e verificar a validade de conteúdo e confiabilidade (propriedades psicométricas) de um instrumento para avaliar a Alfabetização em Saúde no que diz respeito ao tabagismo. Trata-se de um estudo de caráter metodológico conduzido de janeiro de 2015 a agosto de 2016. As etapas de construção do instrumento foram: estabelecimento da estrutura conceitual; definição dos objetivos e da população envolvida; construção dos itens ou das escalas de resposta; seleção e organização dos itens; estruturação; validade de conteúdo e piloto. O instrumento desenvolvido foi denominado de Escala de Avaliação da Alfabetização em Saúde quanto à Adesão Medicamentosa entre Diabéticos – (AASAM-D). A confiabilidade foi aferida por meio do teste-reteste e consistência interna em uma amostra de 62 participantes cadastrados em duas Estratégias de Saúde da Família. A confiabilidade por teste e reteste apresentou índices de substancial a quase perfeita. Assim sendo, estudos futuros com desenhos longitudinais poderão utilizar a AASAM-D para avaliação dos níveis de Alfabetização em Saúde no que diz respeito à adesão medicamentosa a fim de identificar mudanças nesses níveis ao longo do tempo e após medidas de intervenção.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/758
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