Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/764
Título: Avaliação fenotípica e genotípica de famílias brasileiras com a síndrome de Jalili
Autor(es): Maia, Célia Márcia Fernandes
Orientador(ra): Martelli Júnior, Hercílio
Membro(s) Banca: Martelli, Daniella Reis Barbosa
Pinheiro, Antônio Luiz Barbosa
Botelho, Ana Cristina de Carvalho
Palavras-chave: Síndrome de Jalili;Amelogênese imperfeita;Distrofia de cones e bastonetes;Domain Divalent Metal Cation Transport Mediator 4 (CNNM4);Mutação
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2017
Resumo: A síndrome de Jalili (SJ) é uma condição rara, hereditária, caracterizada pela combinação de distrofia das células fotorreceptoras da retina, os cones e bastonetes (DCB), e amelogênese imperfeita (AI), resultado de mutações em Cyclin and CBS Domain Divalent Metal Cation Transport Mediator 4 (CNNM4). O CNNM4 é responsável pelo transporte de íons metálicos e uma variedade de mutações nesse gene tem sido reportadas em diferentes países. Este estudo teve como objetivo avaliar as características clínicas, imaginológicas, genéticas e o padrão de herança em duas novas famílias acometidas pela SJ. Foram estudados todos os membros de duas famílias identificadas com características da SJ, sendo a primeira família residente no município de Porteirinha - Minas Gerais, e a segunda em Americana - São Paulo, sem relação de parentesco entre as mesmas. Os membros das duas famílias foram submetidos a avaliações oftalmológica, odontológica e genética. Na primeira família, sendo os pais heterozigotos de casamento consanguineo, a SJ foi causada pela mutação homozigota p.L324P (c.971T> C) transição missensee a paciente afetada tinha DCB e AI. Na segunda família não havia casamento consanguineo, sendo a mãe normal, enquanto que pai e filha foram afetados. Encontrou-se nesses indivíduos uma combinação específica de uma mutação heterozigótica composta: a transição p.L324P (c.971T> C) missense e uma nova mutação p.Y581* (c.1743C> G), sendo que a filha mostrou características fenotipicas para DCB e AI, mas seu pai apenas desenvolveu alterações oculares. Juntos, esses achados sugeriram que a mutação p.L324P na homozigose induziu um fenótipo completo com DCB e AI, mas em heterozigose, e em composição com a nova mutação p.Y581 nonsense*no CNNM4, promoveu expressividade clínica variável, com a não manifestação do fenótipo dental. Esses diferentes fenótipos podem ser explicados por deleções que afetam o alelo homólogo, a epistasia ou as interações com fatores ambientais que levam à atividade residual da proteína. Estas duas famílias caracterizam os primeiros casos descritos da SJ no Brasil.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/764
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maia, Célia Márcia Fernandes_Avaliação fenotípica e genotípica_2017.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.