Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/796
Título: Avaliação dos efeitos do resveratrol e enalapril sobre metabolismo glicídico e lipídico de camundongos: marcadores lipogênicos do tecido adiposo branco
Autor(es): Pinheiro, Thaisa de Almeida
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Membro(s) Banca: Guimarães, André Luiz Sena
Brandi, Igor Viana
Palavras-chave: Lipogênese;Resveratrol;Enalapril.
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2017
Resumo: A lipogênese é um processo que envolve a síntese de ácidos graxos usando a glicose como substrato primário. O resveratrol se tornou alvo de estudos mais aprofundados em virtude de sua capacidade de mimetizar os efeitos da restrição calórica. Estudos mostraram que os inibidores da ECA podem reduzir a resistência insulínica no fígado e adipócitos, controlando níveis séricos de glicose e de ácidos graxos livres. O enalapril tem sido alvo de estudos que elucidem seus mecanismos na regulação metabólica dos carboidratos e lipídeos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do tratamento oral com resveratrol e enalapril nos perfis lipídico e glicídico em camundongos alimentados com dieta normolipídica. Camundongos Swiss machos foram divididos em quatro grupos e tratados durante oito semanas com: Dieta Padrão ad libitum (G1), Dieta Padrão + Resveratrol (G2), Dieta Padrão + Enalapril (G3), Dieta Padrão + Resveratrol + Enalapril (G4), sendo o resveratrol administrado com o alimento e o enalapril com a água. Foram avaliados o peso corporal, perfil lipídico, parâmetros glicêmicos, área dos adipócitos e histomorfologia do tecido adiposo epididimal e peso dos tecidos adiposos epididimal, mesentérico e retroperitoneal. Os níveis de expressão de FAS, ACC, PPARγ e SRBP-1c foram avaliados por RT-PCR. Os principais resultados mostraram uma melhora na sensibilidade à insulina e na tolerência à glicose no grupo G2 comparado ao grupo G1. Resultados semelhantes também foram encontrados para os níveis de glicemia em jejum. A diminuição nos níveis séricos de triglicerídeos foi observada nos animais tratados com resveratrol e enalapril (G4), juntamente com diminuição do peso de tecido adiposo epididimal. Observou-se uma diminuição na expressão de mRNA de FAS, ACC e PPARγ nos animais do grupo G4 em comparação com o grupo G1. Em conclusão, observou-se que a associação entre resveratrol e enalapril melhorou os perfis glicídico e lipídico, modulando a expressão de alguns genes da lipogênese.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/796
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pinheiro, Thaisa de Almeida_Avaliação dos efeitos do_2017.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.