Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/838
Título: Potencial antineoplásico do ácido gálico em camundongos submetidos à exposição ao carcinógeno 4NQO e da nanopartícula AICIPc em células Scc9: duas novas propostas.
Autor(es): Cangussu, Lílian Mendes Borburema
Orientador(ra): Guimarães, André Luiz Sena
Membro(s) Banca: Souza, Ludmilla Regina de
Baldo, Marcelo Perim
Santos, Eliane Macedo Sobrinho
Oliveira, Alessandra Rejane Ericsson de
Palavras-chave: Terapia fotodinâmica;Carcinógeno 4NQO;Ação antineoplásica.
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2019
Resumo: O câncer bucal causa morbidade e mortalidade significativas. Em todo o mundo, o carcinoma de células escamosas orais (CCEO) é o sexto câncer mais comum. As modalidades de tratamento atualmente disponíveis incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e estratégias de prevenção, incluindo mudanças de estilo de vida, bem como quimioprevenção. A Terapia Fotodinâmica (TFD), por provocar a morte de células neoplásicas a partir da união da ação de um fotossensibilizante e de luz em comprimento de onda adequado, tem sido uma alternativa à quimioterapia e à radioterapia para o tratamento clínico do câncer devido aos seus efeitos locais que tornam o tratamento menos agressivo para o paciente. Este trabalho apresenta duas novas propostas para o tratamento de CCEO: um fotossensibilizante (AlClPc) como alternativa aos já existentes, de eficácias reduzidas e o Ácido Gálico, que por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios tem demonstrado possuir ação antineoplásica, o que o torna um agente promissor no tratamento de OSCC. A TFD foi realizada in vitro em células Scc9 nas quais foram realizados ensaios para avaliar o fenótipo celular após o tratamento com AlClPc. O Ácido Gálico foi administrado via gavagem em animais submetidos ao tratamento com o carcinógeno 4nqo. Os animais foram pesados diariamente para determinação da dose do AG introduzida por via oral até a morte dos animais. A TFD provocou morte celular considerável (p<0,05) e o Ácido Gálico amenizou a gravidade das lesões instaladas nas línguas dos animais. Os resultados deste trabalho apresentam recursos que podem ser ponto de partida para novas alternativas para o tratamento do câncer bucal.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/838
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cangussu, Lílian Mendes Borburema_Potencial antineoplásico do ácido_2019.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.