Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/850
Título: | Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campo |
Autor(es): | Antunes, Fabrício Mendes |
Orientador(ra): | Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Mota, Janine Freitas Manrique, Ana Lúcia |
Palavras-chave: | Educação do Campo;Relação Professor-Materiais Curriculares;Avaliação de Materiais Curriculares;Affordance;Agência |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 18-Fev-2022 |
Resumo: | Nesta pesquisa, propomos como objetivo investigar a avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais da Educação do Campo. A dissertação é organizada em formato multipaper, sendo composta por um capítulo introdutório, dois artigos e um capítulo com considerações finais. Abordamos a importância e influência da ação avaliativa de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais na Educação do Campo, a partir de suas colaborações, sendo duas delas da rede estadual e a outra da rede municipal de ensino no Estado de Minas Gerais. Para tanto, a partir de um estado do conhecimento, inicialmente investimos em conhecer o que a pesquisa brasileira tem investigado sobre a relação professor-materiais curriculares na área da Educação Matemática, procurando dar ênfase para a avaliação que esses profissionais fazem de materiais. Posteriormente, por meio de um estudo de caso, buscamos compreender como os conceitos de affordance e agência implicam a avaliação de materiais curriculares feita por professores. O referencial teórico ancora-se em estudos sobre materiais curriculares e nos conceitos de affordance e agência. No estudo de caso, recorremos a entrevistas com professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Educação do Campo, com o propósito de produzir dados sobre a relação dessas profissionais com os materiais curriculares, em especial, em que medida se dá a avaliação que fazem de materiais ao desenvolver o currículo de Matemática. Os resultados lançam luzes sobre a descontinuidade do PNLD-Campo, política pública educacional de avaliação e distribuição de material, o que pode comprometer a potencialidade de uma educação significativa e contextualizada na ceara da Educação do Campo. Tal descontinuidade leva à necessidade de mobilização de conhecimentos acerca dos princípios da Educação do Campo, além daqueles relativos a Matemática e seu ensino, para perceber affordances nos materiais ao avaliá-los. Consequentemente, a agência do desenvolvimento curricular desloca-se entre professoras, materiais curriculares e o perfil dos estudantes campesinos, sendo essa a determinante para as tomadas de decisão quando se avalia e seleciona materiais curriculares, ou parte deles, ao planejar e realizar aulas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/850 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antunes, Fabricio Mendes_Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam_2022.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.