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Título: Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campo
Autor(es): Antunes, Fabrício Mendes
Orientador(ra): Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Mota, Janine Freitas
Manrique, Ana Lúcia
Palavras-chave: Educação do Campo;Relação Professor-Materiais Curriculares;Avaliação de Materiais Curriculares;Affordance;Agência
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 18-Fev-2022
Resumo: Nesta pesquisa, propomos como objetivo investigar a avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais da Educação do Campo. A dissertação é organizada em formato multipaper, sendo composta por um capítulo introdutório, dois artigos e um capítulo com considerações finais. Abordamos a importância e influência da ação avaliativa de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais na Educação do Campo, a partir de suas colaborações, sendo duas delas da rede estadual e a outra da rede municipal de ensino no Estado de Minas Gerais. Para tanto, a partir de um estado do conhecimento, inicialmente investimos em conhecer o que a pesquisa brasileira tem investigado sobre a relação professor-materiais curriculares na área da Educação Matemática, procurando dar ênfase para a avaliação que esses profissionais fazem de materiais. Posteriormente, por meio de um estudo de caso, buscamos compreender como os conceitos de affordance e agência implicam a avaliação de materiais curriculares feita por professores. O referencial teórico ancora-se em estudos sobre materiais curriculares e nos conceitos de affordance e agência. No estudo de caso, recorremos a entrevistas com professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Educação do Campo, com o propósito de produzir dados sobre a relação dessas profissionais com os materiais curriculares, em especial, em que medida se dá a avaliação que fazem de materiais ao desenvolver o currículo de Matemática. Os resultados lançam luzes sobre a descontinuidade do PNLD-Campo, política pública educacional de avaliação e distribuição de material, o que pode comprometer a potencialidade de uma educação significativa e contextualizada na ceara da Educação do Campo. Tal descontinuidade leva à necessidade de mobilização de conhecimentos acerca dos princípios da Educação do Campo, além daqueles relativos a Matemática e seu ensino, para perceber affordances nos materiais ao avaliá-los. Consequentemente, a agência do desenvolvimento curricular desloca-se entre professoras, materiais curriculares e o perfil dos estudantes campesinos, sendo essa a determinante para as tomadas de decisão quando se avalia e seleciona materiais curriculares, ou parte deles, ao planejar e realizar aulas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/850
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