Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/852
Título: Transição do Ensino Técnico para a formação superior: itinerários de estudantes da área de Enfermagem
Autor(es): Oliveira, Jéssica Najara Aguiar de
Orientador(ra): Amorim, Mônica Maria Teixeira
Membro(s) Banca: Horácio, Heiberle Hisberg
Alves, Carolina dos Reis
Palavras-chave: Ensino técnico;Ensino superior;Enfermagem - Orientação profissional;Técnicos em enfermagem;Estudantes de enfermagem
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 30-Set-2022
Resumo: O presente estudo trata da transição do ensino técnico de nível médio para a formação superior com abordagem de itinerários de estudantes do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Buscou-se, através desta investigação, analisar o perfil e as motivações de ingresso no ensino superior de estudantes egressos do ensino técnico em enfermagem de nível médio do CEPT Unimontes. A pesquisa privilegiou a abordagem quailitativa e utilizou como procedimentos técnicos o estudo bibliográfico e a aplicação de questionários eletrônicos para egressos das turmas de concluintes de 2020 e 2021 do curso técnico de enfermagem MedioTec e Pronatec do CEPT/Unimontes. Os resultados revelam, entre outras questões, o seguinte perfil dos egressos: são em sua maioria mulheres, negras, egressas de escola pública, com renda de até um salário mínimo e beneficiárias de programa social. São egressos que apresentam preocupação com uma rápida inserção no mercado e valorizam muito a gratuidade do curso técnico. A inserção no ensino superior não estava, de início, no horizonte da maioria, mas é significativo o percentual de egressos que segue estudando e que se dirige para a formação superior destacando como motivação “a possibilidade de melhorar na profissão escolhida”. Acreditamos que os dados obtidos podem oferecer uma contribuição ao debate sobre a transição de egressos do ensino técnico para o ensino superior e, de modo especial, ao CEPT-Unimontes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/852
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Jessica Najara Aguiar de_Transição do ensino técnico para a formação superior_2022.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.