Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/852| Título: | Transição do Ensino Técnico para a formação superior: itinerários de estudantes da área de Enfermagem |
| Autor(es): | Oliveira, Jéssica Najara Aguiar de |
| Orientador(ra): | Amorim, Mônica Maria Teixeira |
| Membro(s) Banca: | Horácio, Heiberle Hisberg Alves, Carolina dos Reis |
| Palavras-chave: | Ensino técnico;Ensino superior;Enfermagem - Orientação profissional;Técnicos em enfermagem;Estudantes de enfermagem |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Ciência Política |
| Data do documento: | 30-Set-2022 |
| Resumo: | O presente estudo trata da transição do ensino técnico de nível médio para a formação superior com abordagem de itinerários de estudantes do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Buscou-se, através desta investigação, analisar o perfil e as motivações de ingresso no ensino superior de estudantes egressos do ensino técnico em enfermagem de nível médio do CEPT Unimontes. A pesquisa privilegiou a abordagem quailitativa e utilizou como procedimentos técnicos o estudo bibliográfico e a aplicação de questionários eletrônicos para egressos das turmas de concluintes de 2020 e 2021 do curso técnico de enfermagem MedioTec e Pronatec do CEPT/Unimontes. Os resultados revelam, entre outras questões, o seguinte perfil dos egressos: são em sua maioria mulheres, negras, egressas de escola pública, com renda de até um salário mínimo e beneficiárias de programa social. São egressos que apresentam preocupação com uma rápida inserção no mercado e valorizam muito a gratuidade do curso técnico. A inserção no ensino superior não estava, de início, no horizonte da maioria, mas é significativo o percentual de egressos que segue estudando e que se dirige para a formação superior destacando como motivação “a possibilidade de melhorar na profissão escolhida”. Acreditamos que os dados obtidos podem oferecer uma contribuição ao debate sobre a transição de egressos do ensino técnico para o ensino superior e, de modo especial, ao CEPT-Unimontes. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/852 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Oliveira, Jessica Najara Aguiar de_Transição do ensino técnico para a formação superior_2022.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.