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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/854
Título: | A constituição do leitor cego no Ensino Superior: entre produções de imagens e estratégias para ler |
Autor(es): | Fonseca, Kelly Alencar Fróes |
Orientador(ra): | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Membro(s) Banca: | França, Silvana Diamantino Teixeira, Gustavo Leal |
Palavras-chave: | Ensino superior - Inclusão escolar;Deficientes visuais - Acadêmicos;Estratégias para ler |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 28-Abr-2022 |
Resumo: | Para que o acadêmico seja inserido no Ensino Superior, faz-se necessário que ele perceba a leitura como uma atividade de atribuição de significados que funda a aprendizagem. Nesse sentido, como qualquer outro estudante, o acadêmico cego também precisa sentir-se incluído no Ensino Superior e essa inclusão é perpassada, em boa medida, pela sua formação como sujeito leitor. Assim, esta pesquisa questiona como se dá no Ensino Superior a constituição dos acadêmicos cegos como sujeitos da leitura, considerando a projeção das imagens de si, do outro e as estratégias para ler que mobilizam (ou não) nesse processo. Logo, o objetivo central desta pesquisa é discutir como os acadêmicos cegos se constituem leitores no Ensino Superior. Para tanto, partimos do aporte teórico da Educação Inclusiva, para pensar as pessoas cegas no âmbito da universidade, e da Linguística Textual, para discutir a leitura a partir dessa perspectiva. Foi preciso também fazer incursões pela Análise do Discurso de orientação francesa, reivindicando sobretudo a categoria de ethos para delinear as imagens de si construídas pelos participantes da pesquisa. Para o alcance dos objetivos, partimos da pesquisa narrativa enquanto método, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com quatro estudantes cegos identificados no Sistema de Gestão Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, lócus desta pesquisa. Nas entrevistas, os acadêmicos foram estimulados a narrar experiências leitoras na universidade, oferecendo o seu entendimento sobre a sua história de leitura nesse domínio discursivo. Os resultados da pesquisa demostram que o acadêmico cego se constitui leitor no Ensino Superior progressivamente a partir do apoio fundamental do outro (professor, colega e instituição), do uso mais massivo da tecnologia como estratégias para ler e do uso de estratégias de leitura que passam a adotar, como a utilização recorrente da internet para alicerçar o conhecimento prévio na leitura. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/854 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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