Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/854
Título: A constituição do leitor cego no Ensino Superior: entre produções de imagens e estratégias para ler
Autor(es): Fonseca, Kelly Alencar Fróes
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: França, Silvana Diamantino
Teixeira, Gustavo Leal
Palavras-chave: Ensino superior - Inclusão escolar;Deficientes visuais - Acadêmicos;Estratégias para ler
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 28-Abr-2022
Resumo: Para que o acadêmico seja inserido no Ensino Superior, faz-se necessário que ele perceba a leitura como uma atividade de atribuição de significados que funda a aprendizagem. Nesse sentido, como qualquer outro estudante, o acadêmico cego também precisa sentir-se incluído no Ensino Superior e essa inclusão é perpassada, em boa medida, pela sua formação como sujeito leitor. Assim, esta pesquisa questiona como se dá no Ensino Superior a constituição dos acadêmicos cegos como sujeitos da leitura, considerando a projeção das imagens de si, do outro e as estratégias para ler que mobilizam (ou não) nesse processo. Logo, o objetivo central desta pesquisa é discutir como os acadêmicos cegos se constituem leitores no Ensino Superior. Para tanto, partimos do aporte teórico da Educação Inclusiva, para pensar as pessoas cegas no âmbito da universidade, e da Linguística Textual, para discutir a leitura a partir dessa perspectiva. Foi preciso também fazer incursões pela Análise do Discurso de orientação francesa, reivindicando sobretudo a categoria de ethos para delinear as imagens de si construídas pelos participantes da pesquisa. Para o alcance dos objetivos, partimos da pesquisa narrativa enquanto método, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com quatro estudantes cegos identificados no Sistema de Gestão Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, lócus desta pesquisa. Nas entrevistas, os acadêmicos foram estimulados a narrar experiências leitoras na universidade, oferecendo o seu entendimento sobre a sua história de leitura nesse domínio discursivo. Os resultados da pesquisa demostram que o acadêmico cego se constitui leitor no Ensino Superior progressivamente a partir do apoio fundamental do outro (professor, colega e instituição), do uso mais massivo da tecnologia como estratégias para ler e do uso de estratégias de leitura que passam a adotar, como a utilização recorrente da internet para alicerçar o conhecimento prévio na leitura.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/854
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fonseca, Kelly Alencar Fróes_A constituição do leitor cego no Ensino Superior_2022.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.