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Título: Da tradição oral para a língua de sinais: a contação de histórias na educação de surdos no Ensino Fundamental
Autor(es): Brito, Lidiane Rodrigues
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Vieira, Fabia Magali Santos
Murta, Michelle Andrea
Barros, Giuliana de Sá Ferreira
Palavras-chave: Contadores de histórias;Língua brasileira de sinais;Professores de surdos - Metodologia;Estudantes surdos;Surdos – Educação;Linguística
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 11-Mar-2023
Resumo: Considerando que a contação de histórias, prática de tradição oral, tão habitual para crianças ouvintes ocorre de maneira diferente para crianças surdas ou até mesmo não ocorre, este trabalho se propõe a discutir quais são as contribuições da contação de história em Libras em processos educacionais para surdos, considerando os aspectos linguísticos e extralinguísticos que sustentam essa atividade, assim como a performance do professor contador e as suas percepções em relação a prática de contar histórias. Objetiva-se especificamente i) explorar o potencial de contribuição da contação de histórias em Libras para o desenvolvimento de crianças surdas a partir da seleção de três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube e da proposição de possibilidades didáticas para a sala de aula; ii) identificar em que medida e com que finalidade professores de surdos utilizam-se da contação de histórias e quais são as imagens que constroem dessa prática e iii) analisar aspectos linguísticos e extralinguísticos da performance de professores contadores de histórias em Libras capazes de tornar a prática da contação mais atrativa e contributiva para os alunos surdos. A dissertação está organizada no formato multipaper com uma introdução, três artigos e as considerações finais da pesquisa. O referencial teórico é construído com o apoio da Linguística Aplicada por meio de autores como Koch (2004) e Koch e Elias (2008), e com o apoio dos Estudos Surdos — Fernandes (2003), Karnopp (2008, 2009, 2011, 2020), Mourão (2011), Quadros (2008), Skliar (2005), Sutton-Spence (2021), Stumpf e Linhares (2021) e Strobel (2013). Do ponto de vista metodológico, realizamos a exploração de vídeos disponíveis em canais do YouTube, aplicação de questionário on-line a professores de surdos de diferentes regiões do país e entrevista. Os resultados apontam que a contação de histórias em Libras contribui para educação de crianças surdas ainda que as intencionalidades por parte dos professores não estejam postas e que tal contribuição é acentuada quando o professor se atenta à frequência e finalidade da contação e contempla em sua performance aspectos linguísticos e extralingísticos que tornam a prática da contação mais significativa à experiência surda.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/855
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