Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/856
Título: | Os saberes e práticas sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente |
Autor(es): | Santos, Nathany Gonçalves |
Orientador(ra): | Santos, Francely Aparecida dos |
Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Cecídia Barreto Januario, Gilberto |
Palavras-chave: | Professores – Formação;Alfabetização matemática;Pedagogia Sistêmica;Matemática;Educação |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 3-Fev-2023 |
Resumo: | Esta pesquisa, que se insere no campo de investigação da Educação Matemática, tem como temática e procura responder a seguinte questão: “Quais são os saberes e as práticas sistêmicas que estão inseridas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente?” Para tanto, objetivou analisar os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente. Norteadas pelo objetivo geral e problema da pesquisa, construímos os objetivos específicos de forma a (i) discutir a formação inicial e continuada de professores que alfabetizam em Matemática; (ii) apresentar os saberes e as práticas sistêmicas contidas na percepção de acadêmicos do curso de Pedagogia; (iii) debater os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas contidas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do ano de 2019; (iv) discutir a relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores; e (v) descrever a construção sistêmica que os professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. O enfoque metodológico é baseado na fenomenologia com abordagem qualitativa e a utilização da revisão da literatura e da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental de três escolas públicas do município de Montes Claros/MG, bem como de questionários aplicados a dezessete acadêmicos da Unimontes do 5º ao 8º períodos do Curso de Pedagogia e da análise histórico documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia do ano de 2019. Como resultados, verificamos que são vários os saberes e práticas sistêmicas inseridos no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente, por exemplo, o olhar atento para a relação existente entre o ensino, aprendizagem, família e escola e o não julgamento das dificuldades de aprendizagem e contexto familiar dos estudantes das dificuldades de aprendizagem e o reconhecimento da profissão professor como papel essencial na sala de aula. Concluímos então que, a Pedagogia Sistêmica vem se consolidando ao longo dos últimos anos no âmbito da Educação no Brasil como uma postura em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/856 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Nathany Gonçalves_Os saberes e práticas sistêmicas no processo de formação inicial e_2023.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.