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Título: Os saberes e práticas sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente
Autor(es): Santos, Nathany Gonçalves
Orientador(ra): Santos, Francely Aparecida dos
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Almeida, Cecídia Barreto
Januario, Gilberto
Palavras-chave: Professores – Formação;Alfabetização matemática;Pedagogia Sistêmica;Matemática;Educação
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 3-Fev-2023
Resumo: Esta pesquisa, que se insere no campo de investigação da Educação Matemática, tem como temática e procura responder a seguinte questão: “Quais são os saberes e as práticas sistêmicas que estão inseridas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente?” Para tanto, objetivou analisar os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente. Norteadas pelo objetivo geral e problema da pesquisa, construímos os objetivos específicos de forma a (i) discutir a formação inicial e continuada de professores que alfabetizam em Matemática; (ii) apresentar os saberes e as práticas sistêmicas contidas na percepção de acadêmicos do curso de Pedagogia; (iii) debater os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas contidas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do ano de 2019; (iv) discutir a relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores; e (v) descrever a construção sistêmica que os professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. O enfoque metodológico é baseado na fenomenologia com abordagem qualitativa e a utilização da revisão da literatura e da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental de três escolas públicas do município de Montes Claros/MG, bem como de questionários aplicados a dezessete acadêmicos da Unimontes do 5º ao 8º períodos do Curso de Pedagogia e da análise histórico documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia do ano de 2019. Como resultados, verificamos que são vários os saberes e práticas sistêmicas inseridos no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente, por exemplo, o olhar atento para a relação existente entre o ensino, aprendizagem, família e escola e o não julgamento das dificuldades de aprendizagem e contexto familiar dos estudantes das dificuldades de aprendizagem e o reconhecimento da profissão professor como papel essencial na sala de aula. Concluímos então que, a Pedagogia Sistêmica vem se consolidando ao longo dos últimos anos no âmbito da Educação no Brasil como uma postura em sala de aula.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/856
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