Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/927
Título: Reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática por meio dos softwares durante a pandemia do Covid-19
Autor(es): Santos, Rozania Pereira dos
Orientador(ra): Macêdo, Josué Antunes de
Membro(s) Banca: Santos, Edson Crisostomo dos
Barbosa, Lucas Diego Antunes
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino;Ensino à distância;Professores de matemática;Professores - Formação;Tecnologia digital;Softwares matemáticos;COVID-19, Pandemia de, 2020-
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 2022
Resumo: Esta investigação trata do uso de softwares matemáticos durante a pandemia da COVID-19 por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na perspectiva de identificar se há dificuldades, superações e avanços no uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática, visto que, neste período, os professores viram-se na situação de adaptar suas práticas à modalidade remota. O objetivo geral é investigar o uso dos softwares matemáticos nas aulas de Matemática no período pandêmico e os objetivos específicos são: (i) identificar as possibilidades didático-pedagógicas do uso de softwares matemáticos no ensino de Matemática durante a pandemia; (ii) investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), os aspectos deixados pelo ensino remoto no ensino de Matemática no pós-pandemia em relação à presença das Tecnologias Digitais. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa, sendo que, dentre os instrumentos de coleta de dados, pode-se citar entrevistas feitas com professores de Matemática da Educação Básica que trabalharam com aulas remotas durante a pandemia da Covid-19 de quatro escolas públicas do Norte de Minas Gerais e observação in loco de aulas no laboratório de informática no pós-pandemia. Os resultados dessa investigação apontam que o uso de softwares foi intensificado durante a pandemia, apesar da formação precária dos professores para lidar com tecnologias para ensinar Matemática, da falta de recursos tecnológicos e das decisões repentinas dos órgãos responsáveis pela Educação sem considerarem a realidade dos professores. Além disso, concluímos por meio de um estudo de caso, que o pós-pandemia propõe novos desafios aos professores em relação ao perfil dos alunos e que o uso de tecnologias digitais é menos intenso do que durante a pandemia.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/927
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Rozania Pereira dos_Reflexões acerca dos processos_2022.pdf820,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.