Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/932
Título: | A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência |
Autor(es): | Soares, Marilene Caitano Reis Almeida |
Orientador(ra): | Januario, Gilberto |
Membro(s) Banca: | Santos, Francely Aparecida dos Lima, Katia Traldi Junior, Armando |
Palavras-chave: | Currículos de Matemática;Materiais curriculares;Relação professor-materiais curriculares;Affordance;Agência |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | Nesta pesquisa, tivemos por objetivo investigar a relação que os professores estabelecem com os materiais curriculares e os recursos que ambos os agentes trazem para essa relação. A dissertação é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. Questionamos o modo como os professores da Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz se relacionam com materiais curriculares de Matemática; como esses professores interpretam as concepções teóricas, dos campos da Educação e da Educação Matemática, subjacentes aos materiais; que conhecimentos os professores mobilizam ao analisar materiais curriculares para planejar suas aulas e como essa análise possibilita a ampliação dos conhecimentos docentes referentes à Matemática para o ensino. O referencial teórico reporta-se à discussão sobre a relação entre materiais curriculares e professores na área de Educação Matemática; às teorizações sobre os conceitos de affordance e agência e aos modelos para análise dos conhecimentos necessários aos professores para o ensino de Matemática. Como resultados, destaca-se o desejo de compreender mais profundamente aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares. Assim, consideramos que as pesquisas têm alargado seu olhar investigativo para além das características físicas dos materiais curriculares. O estudo sobre a compreensão dos usos que professores que ensinam Matemática fazem de materiais de apoio ao desenvolvimento curricular significa avançar neste campo de conhecimentos; outra questão que emerge como resultado é que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimulam a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado; e a constatação de que os professores pouco identificam conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, nos quais estão implícitos justificativas e propriedades matemáticas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/932 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Soares_A relação professor-materiais_2020.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.