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Título: A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência
Autor(es): Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Orientador(ra): Januario, Gilberto
Membro(s) Banca: Santos, Francely Aparecida dos
Lima, Katia
Traldi Junior, Armando
Palavras-chave: Currículos de Matemática;Materiais curriculares;Relação professor-materiais curriculares;Affordance;Agência
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 2020
Resumo: Nesta pesquisa, tivemos por objetivo investigar a relação que os professores estabelecem com os materiais curriculares e os recursos que ambos os agentes trazem para essa relação. A dissertação é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. Questionamos o modo como os professores da Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz se relacionam com materiais curriculares de Matemática; como esses professores interpretam as concepções teóricas, dos campos da Educação e da Educação Matemática, subjacentes aos materiais; que conhecimentos os professores mobilizam ao analisar materiais curriculares para planejar suas aulas e como essa análise possibilita a ampliação dos conhecimentos docentes referentes à Matemática para o ensino. O referencial teórico reporta-se à discussão sobre a relação entre materiais curriculares e professores na área de Educação Matemática; às teorizações sobre os conceitos de affordance e agência e aos modelos para análise dos conhecimentos necessários aos professores para o ensino de Matemática. Como resultados, destaca-se o desejo de compreender mais profundamente aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares. Assim, consideramos que as pesquisas têm alargado seu olhar investigativo para além das características físicas dos materiais curriculares. O estudo sobre a compreensão dos usos que professores que ensinam Matemática fazem de materiais de apoio ao desenvolvimento curricular significa avançar neste campo de conhecimentos; outra questão que emerge como resultado é que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimulam a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado; e a constatação de que os professores pouco identificam conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, nos quais estão implícitos justificativas e propriedades matemáticas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/932
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