Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/933
Título: | Contribuições do PIBID na formação do professor de Matemática |
Autor(es): | Souza, Janaína Neves |
Orientador(ra): | Macêdo, Josué Antunes de |
Membro(s) Banca: | Santos, Edson Crisóstomo dos Lopes, Lailson dos Reis Pereira Martins, Egídio Rodrigues |
Palavras-chave: | Professores – Formação;Professor de matemática;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - PIBID;Políticas públicas |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O objetivo geral deste estudo é analisar como o programa contribuiu para a formação do professor de Matemática, discutindo os contributos na formação inicial de professores no período de 2010 a 2020. A dissertação é organizada no formato multipaper e é composta por dois artigos, que tem como objetivo (i) identificar como a formação de professores tem sido discutida por meio dos objetivos definidos nas pesquisas, de acordo com os direcionamentos indagativos e resultados obtidos; (ii) analisar os trabalhos publicados em periódicos de pesquisa disponíveis avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com qualis A1 e A2, com o propósito de discorrer sobre as contribuições do PIBID acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses autores. Para isso, foi realizada uma pesquisa do Estado do Conhecimento, por meio da qual investigou-se três fontes de dados, que discutem a formação de professores por meio do programa PIBID, usando a metodologia sistêmica e a Análise de Conteúdo para a exploração dos dados coletados. Estes, se mostraram positivos, visto que evidenciaram benefícios, tais como a aproximação do futuro docente com a escola e da escola e universidade, incentivo à docência, estimulando assim a permanência do aluno na licenciatura em Matemática. Ademais, o PIBID possibilita a valorização da experiência didática, ampliando os saberes pedagógicos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/933 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Souza, Janaina Neves_Contribuições do PIBID_2022.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.