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Título: Etnomatemática em foco: diálogo entre saberes e fazeres matemáticos em uma escola quilombola
Autor(es): Diogenes, Adriana Lúcia Brandão
Orientador(ra): Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Membro(s) Banca: Brandão, Viviane Bernadeth Gandra
Cardoso, Zilmar Santos
Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros
Ferreira, Rogério
Palavras-chave: Etnomatemática;Ensino fundamental;Quilombos - Escolas;Cultura afro-brasileira
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 2022
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar os saberes e fazeres dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Isidoro. Como inquietações provocadoras de reflexão, estabelecemos: é possível identificar aspectos da cultura afro brasileira no currículo da disciplina Matemática, no lócus de pesquisa? Em que momentos eles estão presentes? Como são abordados e em que se articulam à Etnomatemática e à Educação Quilombola? A dissertação foi organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. O referencial teórico reporta se ao que as teorias explicam acerca da Etnomatemática, suas práticas e, também, a legislação brasileira sobre as questões étnico-raciais e a Educação Quilombola; a compreender a Etnomatemática como potencial de valorização da cultura afro-brasileira e africana no cotidiano dos estudantes, ensejando um diálogo entre o conhecimento empírico e o escolar; e na perspectiva da Etnomatemática contendo elementos que articulem a Matemática Escolar, a Matemática Cultural e a Educação Quilombola. Quanto aos itinerários metodológicos, realizamos pesquisa bibliográfica, análise documental, revisão sistemática de literatura e pesquisa de campo, valendo-nos da técnica de observação participante e entrevista semiestruturada, para coleta de informações no lócus da pesquisa, situado no município de Berilo/MG. Os resultados apontaram que a Etnomatemática é pouco conhecida e utilizada em práticas do cotidiano escolar, mesmo podendo contribuir para ampliar e potencializar a aprendizagem da Matemática e, também, para sensibilizar o olhar docente para o desenvolvimento curricular em relação à valorização da cultura afro-brasileira e africana.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/935
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