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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1122
Título: | O desafio da difusão das tecnologias da informação: a relação entre acesso e apropriação em projetos de inclusão digital |
Autor(es): | Oliveira, Janikelle Bessa |
Orientador(ra): | Cardoso, Antônio Dimas Ferreira, Maria da Luz Alves |
Membro(s) Banca: | Teóphilo, Carlos Renato Barbosa, Rômulo Soares |
Palavras-chave: | Tecnologias da informação – Apropriação;Inclusão digital – Aspectos sociais;Ciberespaço;Sociedade informacional |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | 30-Mar-2011 |
Resumo: | Este estudo aborda a relação de apropriação das tecnologias da informação e do conhecimento (TIC‟s) em contextos de precariedade social, utilizando como situação ilustrativa o contexto do Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Porteirinha. Para tanto buscamos basear teoricamente nosso estudo em concepções de emancipação social e transformação por meio da comunicação e dinamismo informacional. A identificação de uma revolução de base informacional, que permeia as relações entre o homem e a tecnologia moderna, perpassa a observação de condicionalidade técnica, no sentido de „possível‟ influencia das TICs nas relações humanas. Quando transportamos a noção de apropriação dessas TICs para um contexto de pobreza, percebemos que sua visualização é possível através da distribuição da atuação de projetos de inclusão digital, entre as categorias dos recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Através de dados primários, com a aplicação de entrevistas aos alunos do CVT de Porteirinha, e secundários com a utilização de documentos do Projeto Centro Vocacional Tecnológico e do relatório de pesquisa do CGIbr, analisamos a possibilidade de inclusão digital para além do acesso, através de uma difusão que Warschauer chama de salto qualitativo das políticas de inclusão digital, através da apropriação tecnológica e conseqüente potencial de transformação social. O contexto de atuação do CVT em Porteirinha demonstrou um panorama em que, os projetos de inclusão digital conseguem iniciar o processo de apropriação superficial das tecnologias da informação, mas a possibilidade de construção de inteligência coletiva depende da muito mais da relação entre da condição de compreensão digital, do que de investimento em equipamentos tecnológicos |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1122 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
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