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Título: O desafio da difusão das tecnologias da informação: a relação entre acesso e apropriação em projetos de inclusão digital
Autor(es): Oliveira, Janikelle Bessa
Orientador(ra): Cardoso, Antônio Dimas
Ferreira, Maria da Luz Alves
Membro(s) Banca: Teóphilo, Carlos Renato
Barbosa, Rômulo Soares
Palavras-chave: Tecnologias da informação – Apropriação;Inclusão digital – Aspectos sociais;Ciberespaço;Sociedade informacional
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 30-Mar-2011
Resumo: Este estudo aborda a relação de apropriação das tecnologias da informação e do conhecimento (TIC‟s) em contextos de precariedade social, utilizando como situação ilustrativa o contexto do Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Porteirinha. Para tanto buscamos basear teoricamente nosso estudo em concepções de emancipação social e transformação por meio da comunicação e dinamismo informacional. A identificação de uma revolução de base informacional, que permeia as relações entre o homem e a tecnologia moderna, perpassa a observação de condicionalidade técnica, no sentido de „possível‟ influencia das TICs nas relações humanas. Quando transportamos a noção de apropriação dessas TICs para um contexto de pobreza, percebemos que sua visualização é possível através da distribuição da atuação de projetos de inclusão digital, entre as categorias dos recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Através de dados primários, com a aplicação de entrevistas aos alunos do CVT de Porteirinha, e secundários com a utilização de documentos do Projeto Centro Vocacional Tecnológico e do relatório de pesquisa do CGIbr, analisamos a possibilidade de inclusão digital para além do acesso, através de uma difusão que Warschauer chama de salto qualitativo das políticas de inclusão digital, através da apropriação tecnológica e conseqüente potencial de transformação social. O contexto de atuação do CVT em Porteirinha demonstrou um panorama em que, os projetos de inclusão digital conseguem iniciar o processo de apropriação superficial das tecnologias da informação, mas a possibilidade de construção de inteligência coletiva depende da muito mais da relação entre da condição de compreensão digital, do que de investimento em equipamentos tecnológicos
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1122
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