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Título: A variável cor/raça no ambiente escolar: a questão racial em escolas públicas de ensino médio
Autor(es): Silva, Dayane Ferreira
Orientador(ra): Ide, Maria Helena de Souza
Membro(s) Banca: Ferreira, Maria da Luz Alves
Zimmermann, Clóvis Roberto
Palavras-chave: Raças - Desigualdades - Escola;Educação – Classificação racial
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: Mar-2013
Resumo: A presente pesquisa ―A Variável Cor/Raça no Ambiente Escolar: a questão racial em escolas públicas estaduais de ensino médio‖ tem por objetivo compreender como vem sendo realizada a classificação racial dos alunos do 3º ano do ensino médio regular nas escolas da rede pública estadual da Cidade de Montes Claros/MG. A partir dessa questão busca-se analisar a percepção desses alunos sobre a classificação racial no ambiente escolar, bem como em relação à relevância da variável cor/raça para a formulação de políticas públicas pelo Estado. O trabalho de campo foi realizado em 2012, em nove escolas públicas estaduais da Cidade de Montes Claros/MG. No que se refere à metodologia, foi utilizada a qualitativa e quantitativa. A primeira concerne as abordagens sobre os aspectos teóricos da questão racial brasileira, da classificação racial e da relação entre cor/raça e educação no Brasil. Também utilizou-se a análise documental, onde foi pesquisada a classificação racial que consta na pasta individualizada de cada aluno participante da pesquisa, já que a classificação racial contida nas pastas dos alunos é repassada ao Censo Escolar e os dados obtidos sobre a classificação racial dos estudantes posteriormente poderão ser utilizados na formulação de políticas públicas pelo Estado. A metodologia quantitativa compreende a utilização da amostragem por conglomerado; na aplicação de questionário aos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas pesquisadas; na tabulação e análise quantitativa dos dados. Os dados obtidos através deste trabalho apontam a complexidade da temática racial no Brasil, em especial a classificação racial no ambiente escolar. Portanto, essa variável constitui-se em informação primordial, principalmente para a formulação de políticas públicas sociais que visam a diminuir as desigualdades sociais.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1162
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