Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1162
Título: | A variável cor/raça no ambiente escolar: a questão racial em escolas públicas de ensino médio |
Autor(es): | Silva, Dayane Ferreira |
Orientador(ra): | Ide, Maria Helena de Souza |
Membro(s) Banca: | Ferreira, Maria da Luz Alves Zimmermann, Clóvis Roberto |
Palavras-chave: | Raças - Desigualdades - Escola;Educação – Classificação racial |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | Mar-2013 |
Resumo: | A presente pesquisa ―A Variável Cor/Raça no Ambiente Escolar: a questão racial em escolas públicas estaduais de ensino médio‖ tem por objetivo compreender como vem sendo realizada a classificação racial dos alunos do 3º ano do ensino médio regular nas escolas da rede pública estadual da Cidade de Montes Claros/MG. A partir dessa questão busca-se analisar a percepção desses alunos sobre a classificação racial no ambiente escolar, bem como em relação à relevância da variável cor/raça para a formulação de políticas públicas pelo Estado. O trabalho de campo foi realizado em 2012, em nove escolas públicas estaduais da Cidade de Montes Claros/MG. No que se refere à metodologia, foi utilizada a qualitativa e quantitativa. A primeira concerne as abordagens sobre os aspectos teóricos da questão racial brasileira, da classificação racial e da relação entre cor/raça e educação no Brasil. Também utilizou-se a análise documental, onde foi pesquisada a classificação racial que consta na pasta individualizada de cada aluno participante da pesquisa, já que a classificação racial contida nas pastas dos alunos é repassada ao Censo Escolar e os dados obtidos sobre a classificação racial dos estudantes posteriormente poderão ser utilizados na formulação de políticas públicas pelo Estado. A metodologia quantitativa compreende a utilização da amostragem por conglomerado; na aplicação de questionário aos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas pesquisadas; na tabulação e análise quantitativa dos dados. Os dados obtidos através deste trabalho apontam a complexidade da temática racial no Brasil, em especial a classificação racial no ambiente escolar. Portanto, essa variável constitui-se em informação primordial, principalmente para a formulação de políticas públicas sociais que visam a diminuir as desigualdades sociais. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1162 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Dayane Ferreira_A variável cor raça no ambiente escolar _2013.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.